É uma naked, tipo de motocicleta que vem reconquistando adeptos depois da fase “carenada” dos motociclistas mais chegados ao desempenho esportivo. E é uma quadricilíndrica, desde sempre o tipo de motor mais desejado para qualquer tipo de motocicleta. Essa é a Honda CB 650F, que no ano passado já passou a circular por aí em sua versão 2017, com uma belíssima roupagem branca e vermelha, com pequenos detalhes em azul.
LEIA MAIS: A Kawasaki ER-6n é uma bela naked, por dentro e por fora. Confira detalhes
Apesar deser uma naked, “nua”, em inglês, tem uma pequena carenagem emoldurando o farol meio trapezoidal e mais duas semi-carenagens laterais, descendo do tanque até a metade do motor. São esses detalhes que tornam a Honda CB 650F uma motocicleta bonita e até visualmente um pouco agressiva, mas o detalhe mais interessante, que salta aos olhos quando a motocicleta é vista pelo seu lado direito, são os quatro escapamentos formando um desenho quase artístico. Curiosamente, a versão carenada do modelo, a Honda CBR 650F, esses tubos de escape ficam escondidos.
Quando foi lançada, em 2014, ela entrou no lugar da Honda CB 600F Hornet, que conquistou uma imensa legião de fãs, devido à sua personalidade extremamente esportiva, mesmo sendo uma naked. É que ela era derivada diretamente da superesportiva Honda CBR 600RR, por isso a CB 650F não foi bem compreendida no início. Mas mostrou que se trata de uma motocicleta bastante competente, mesmo mais simples e menos potente que a antecessora.
LEIA MAIS: Honda Twister, a força de um nome. Gabriel Marazzi conta os detalhes
Você viu?
Comparando as duas, a 650F tem potência de 87 cv, contra os 102 cv da 600F, suspensão dianteira convencional, não invertida, e quadro de aço, não de alumínio. Isso tudo faz a Honda CB 650F ser bem mais amigável, com melhor faixa de torque em baixas rotações e mais suavidade nos comandos.
Fácil de pilotar
E é justamente nesse aspecto que a Honda CB 650F tem o seu melhor, na facilidade de pilotagem. Moto leve, estável e ágil, de confortável posição de pilotagem e com comandos fáceis, apesar de ter os acionadores da buzina e dos piscas invertidos, o que causa confusão na hora de usá-los. É algo, no entanto, que pode ser facilmente acostumado para quem usa apenas motocicletas da Honda.
LEIA MAIS: Honda CB500X se mostra uma moto versátil. Gabriel Marazzi opina
O painel de instrumentos é bem desenhado, com um grande velocímetro de dígito circundado pelo contagiros analógico de cristal líquido. A Honda CB 650F tem preço oficial de R$ 37.000, mas no próprio site da marca o seu valor em promoção é de R$ 33.900.