A nova Kawasaki Ninja ZX-6R 636 foi avaliada no circuito da fazenda Capuava, no interior de São Paulo
Divulgação
A nova Kawasaki Ninja ZX-6R 636 foi avaliada no circuito da fazenda Capuava, no interior de São Paulo

Tenho ouvido de vários motociclistas que está cada vez menos agradável pilotar motocicletas pelas ruas das grandes cidades. Scooteres são bem mais práticos e, muitas vezes, mais confortáveis, principalmente quando falamos de motocicletas essencialmente esportivas. O que fazer, então, para experimentar a nova Kawasaki Ninja ZX-6R 2019, uma motocicleta que foi projetada para máximo desempenho em pistas, e ainda por cima se divertir? Vamos para a pista!

LEIA MAIS: Kawasaki Ninja 400, a pequena grande motocicleta esportiva

A marca japonesa acertou em cheio mostrando sua nova motocicleta em um circuito fechado, na Fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior paulista. O Circuito Capuava não é um autódromo oficial, mas é perfeito para uma esportiva de média cilindrada como a Kawasaki Ninja ZX-6R, que, com dimensões compactas e motor de alto desempenho, “casa” muito bem com aquela pista estreita e cheia de curvas bastante travadas.

Comparando a Kawasaki ZX-6R , que tem motor de quatro cilindros de 636 cm 3 e potência de 130 cv, com uma superesportiva de 1.000 cm 3 e cerca de 200 cv, é lógico que a maior representa mais desempenho, mas a menor permite uma diversão mais coerente com as condições da pista. Mesmo assim, acredite, não é nada fácil conhecer os limites dessa motocicleta.

A nova Ninja chega em sua versão para 2019 – no site da marca ela é mostrada como 2020, mas acho muito cedo ainda... – com muitas novidades, a começar pelo visual, seguindo o estilo da super Kawasaki, a H2. Tanto que a única cor disponível é o verde com o grafismo característico da marca.

LEIA MAIS: Chega em pré-venda a nova linha Kawasaki Ninja H2, que pode ir a 400 km/h

Você viu?

Como anda a nova Kawasaki ZX-6R

Kawasaki Ninja ZX-6R com com câmbio com relações de marchas mais curtas e trocas rápidas
Divulgação
Kawasaki Ninja ZX-6R com com câmbio com relações de marchas mais curtas e trocas rápidas

A melhor novidade é o sistema KQS, ou Kawasaki Quick Shifter, que permite trocas de marchas ascendentes sem precisar usar a embreagem e sem soltar a aceleração, mesmo com a rotação em seu máximo. Quem já experimentou esse sistema sabe o quanto ele é útil, além de extremamente divertido. Pena que o sistema não funcione em marchas descendentes (redução), o que obriga a utilização da embreagem.

O câmbio é de seis marchas e tem as engrenagens do tipo cartucho, que podem ser facilmente retiradas e substituídas sem precisar desmontar o motor. Isso é particularmente interessante para uso em pista, quando é necessário experimentar várias relações de marchas para melhorar o tempo de volta. Na Ninja 2019, a relação final ficou mais curta, com a troca do pinhão de 16 dentes por um de 15 dentes.

A ergonomia, fator muito importante em uma esportiva compacta, foi repensada, com a utilização de um banco mais estreito. Os manetes de freio e embreagem são reguláveis em até 5 posições. Outro pequenos detalhes também foram revistos, como as pedaleiras, acabamento do protetor do escapamento e rabeta. Agora é o banco do piloto que pode ser aberto com chave, e não mais o do garupa, facilitando o acesso à bateria.

O painel de instrumentos também é novo, agora incluindo indicador de nível de combustível, distância a ser percorrida com o combustível que resta no tanque, indicador de marcha e de pilotagem econômica (eco). A moto tem três modos de controle de tração no KTRC (Kawasaki TRaction Control) e dois modos de controle de potência.

LEIA MAIS: Chegou a hora de experimentar a Kawasaki Z900RS, de estilo retrô

O dia de teste da nova Kawasaki Ninja ZX-6R 636 foi ótimo, moto perfeita em local totalmente adequado. O ronco do motor passando em alta rotação em frente ao pit stop era gostoso de ser ouvido tanto pelo piloto quanto pelo público que assistia de longe. Talvez essa seja uma da melhores características dom motores esportivos de quatro cilindros.

A nova Kawasaki Ninja ZX-6R 636, que chega à rede da marca no começo de abril, custa R$ 49.990 e tem garantia de dois anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!