Antes de falar da novidade da Michelin, vale a pergunta: como conhecer a fundo um novo pneu? Além das virtudes apregoadas pelo fabricante na ocasião de seu lançamento, que podem ser conferidas em um teste de pista, a fama de um pneu vai se formando com o tempo. Se você já pilotava motocicletas lá pelos anos 70, sabe que a tecnologia de pneus era bastante precária na época, logicamente se comparada à tecnologia atual.
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Alguns deles eram até conhecidos por “virou, caiu”, pois em inclinações um pouco maiores, em curvas, os fazia perder totalmente a aderência. E a sua vida útil só era conferida após quilômetros de uso contínuo. Felizmente, com marcas como a Michelin , hoje a realidade é outra e a qualidade dos pneus é indiscutível.
Falando em bons pneus, atualmente o motociclista só precisa escolher o pneu mais adequado para a sua principal utilização, para que ele tenha o melhor rendimento possível. Dependendo do composto da borracha, um tipo de pneu pode oferecer maior aderência no asfalto do que um outro, também de qualidade, mas que oferece maior vida útil. E o tipo de piso também pode definir um pneu, se para a estrada, para fora dela ou, na maioria dos casos, para uso misto.
Há exatamente dois anos, vimos aqui o lançamento do pneu Michelin Road 5, recomendada para motocicletas sport-touring, aquelas que tem como principal uso viagens rápidas em estradas asfaltadas mas que também conseguem uma boa performance em pistas. Ideal, então, para que vai pilotando sua motocicleta até uma pista, para participar de um track-day.
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Desta vez, a Michelin apresenta um novo pneu bastante adequado para uma big trail, que roda a maior parte do tempo por boas estradas asfaltadas, mas que pode, a qualquer momento, se aventurar em um caminho não asfaltado. É o novo Michelin Anakee Adventure, que foi desenvolvido para 80% no uso urbano e 20% no off-road. Esse novo pneu se junta ao Road 5 Trail, que deve ser utilizado 100% no asfalto, e o Anakee Wild, para uso 50% no asfalto e 50% fora dele.
Hora de botar os Michelin à prova!
O local escolhido pela Michelin para experimentarmos o novo Anakee Adventure não poderia ser mais agradável, para quem gosta de pilotar em pistas: o Autódromo Velo Città, no interior paulista, uma pista de primeiríssima linha homologada para provas internacionais. As motocicletas disponíveis para experimentação eram as big trail Ducati Multistrada 950, BMW R 1200 GS e Triumph Tiger 1200.
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As muitas voltas pelo circuito, para sentir a aderência dos “80%” no asfalto, podiam ser complementadas com incursões em caminhos de terra ao redor do circuito, desta vez para verificar a quantas anda os “20%” restantes das virtudes do novo pneu.
Do ponto de vista técnico, a Michelin diz que o Anakee Adventure é o primeiro produto de uso misto da marca que incorpora as tecnologias Michelin 2CT e Michelin 2CT+, antes aplicadas apenas a pneus on-road.
No pneu dianteiro, a tecnologia Michelin 2CT combina diferentes compostos de sílica no centro e nos ombros, para maximizar a aderência, especialmente em piso molhado, sem reduzir a vida útil nem o desempenho no seco. Para o pneu traseiro, foi aplicada a tecnologia Michelin 2CT+, que consiste em um composto de borracha no centro do pneu funcionando como uma camada rígida abaixo do composto utilizado para os ombros, melhorando a estabilidade ao inclinar, oferecendo desempenho em condições úmidas e secas, também sem reduzir a vida útil do pneu.
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É claro que a diversão na pista, tentando melhorar a pilotagem a cada curva, às vezes fazia com que nos esquecêssemos que estávamos ali para conhecer um novo pneu, mas é justamente isso que se quer de um bom pneu, que jamais tenhamos que pensar nele durante a pilotagem. Que venham mais teste de pneus!
As medidas disponíveis do novo Michelin Anakee Adventure são:
Dianteiro
90/90 – 21 M/C 54V
110/80 R 19 M/C 59V
120/70 R 19 M/C 60V
Traseiro
140/80 R 17 M/C 69H
150/70 R 17 M/C 69V
170/60 R 17 M/C 72V
150/70 R 18 M/C 70V
130/80 R 17 M/C 65H