A Harley-Davidson Road Glide Special e seu estilo bagger entre os itens que mais chamam atenção
Guilherme Marazzi
A Harley-Davidson Road Glide Special e seu estilo bagger entre os itens que mais chamam atenção

A última Harley-Davidson Road Glide que experimentei foi a CVO, há uns seis meses. Na ocasião, não gostei muito do conforto do garupa dessa bagger muito especial, que tem como característica a traseira meio caída. E assustei com o preço, já que ela custa hoje R$ 155.900. Que tal, então, uma Road Glide um pouco mais acessível?

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A Road Glide Special , que tem a mesma cara da CVO mas não vem com aquele monte de equipamentos super sofisticados, custa um pouco menos: R$ 98.400. Não tem o motor 117 da CVO, mas ainda assim tem o motor 114, bem mais forte do que o 107 que equipa outras touring da marca. O banco do garupa? É ainda menor do que o da Harley-Davidson CVO.

O motor 114 da Harley-Davidson Road Glide Special tem pistões apenas 2,0 mm menores do que os da CVO, resultando nas respectivas cilindradas de 1.868 cm3 e 1.923 cm3 e fazendo a diferença dos torques de 16,7 kgfm e 17,3 kgfm. A potência a Harley não divulga, mas estima-se que o motor 114 tenha uns 95 cv, enquanto o 117 passe um pouco dos 100 cv.

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Maciez e suavidade na direção

A H-D Road Glide Special é mais suave do que sua versão CVO, com preço mais elevado
Guilherme Marazzi
A H-D Road Glide Special é mais suave do que sua versão CVO, com preço mais elevado

O favorecimento da esportividade na CVO repete-se também na ciclística, já que a CVO tem suspensões 15 mm mais baixas e roda dianteira de 21 polegadas de diâmetro, contra os 19 mm da roda dianteira da Special, que por esse motivo oferece melhor dirigibilidade em baixas velocidades. Em outras palavras, a Harley-Davidson Road Glide Special é dinamicamente mais confortável e mais fácil de ser pilotada.

Esse fato foi imediatamente percebido quando rodei os primeiros metros com esta H-D Road Glide Special. Roda macio e suavemente, é daquelas motocicletas que te inspiram a pegar uma estrada e, sem pressa, rodar o dia inteiro.

A cor cinza fosca passa muita personalidade ao modelo nada discreto Road Glide Special
Guilherme Marazzi
A cor cinza fosca passa muita personalidade ao modelo nada discreto Road Glide Special

Em relação às touring que têm a carenagem frontal solidária ao guidão, como as Limited ou as Street, a Road, apesar de ter uma carenagem bem maior, esta é fixa, não sobrecarregando o trabalho dos braços do piloto. Isso também ajuda na maneabilidade da motocicleta.

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Assim como a CVO, a H-D Road Glide Special é uma bagger, contando apenas com dois alforjes laterais rígidos, para manter o visual comum ao estilo. Para maior conforto do garupa e para enfrentar viagens mais longas, vai bem um kit de sissy-bar – encosto para o garupa – ou um baú traseiro ajudaria. Só que a H-D Road Glide Ultra é exatamente essa motocicleta, por R$ 4.000 a mais leva o bagageiro Tour-Pak Premium, um parabrisa mais alto e o sistema auxiliar de refrigeração a água do motor.

Na grande carenagem fixada no quadro da moto, instrumentos, som e navegação
Guilherme Marazzi
Na grande carenagem fixada no quadro da moto, instrumentos, som e navegação

De qualquer forma, essa estradeira não deixa o aventureiro sem apoio, seja do ótimo sistema de navegação ou do completo aparato de áudio, tudo reunido no sistema Infotainment Boom ! Box GTS disponível na tela de TFT que responde muito bem ao toque, mesmo de luvas.
A Harley-Davidson Road Glide Special está disponível nas cores preta, cinza e vermelha, custando R$ 98.400. A Harley-Davidson Road Glide Ultra custa R$ 102.900.

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