Não é de agora que a Ducati está mudando – só um pouco – o temperamento de suas motocicletas. Que a marca italiana incorpora em seus modelos uma agressividade praticamente sem igual no mundo das motocicletas de alta performance, isso sempre foi fato indiscutível.
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O que se diz por aí que para pilotar uma Ducati , no sentido extremo da palavra, é preciso muita garra e muita perícia, isso é verdade. Mas seus últimos lançamentos têm mostrado que, sem perder essa característica, é possível facilitar muito a vida dos pilotos.
Foi o caso da SuperSport S e da Multistrada 950, que, partilhando tanto o motor de 937 cm3 como a maior suavidade de funcionamento e controle, estrearam essa nova forma de despejar muita potência no asfalto, com muito mais controle.
Agora chegou a vez da representante máxima da categoria maxi trail/aventureira receber mais uma boa dose de tecnologia: a Ducati Multistrada 1200 foi promovida a Multistrada 1260 e, ganhando não só aumento de cilindrada como também uma série de novos sistemas eletrônicos, se tornou bem mais amigável.
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Chegou para mudar
A Ducati Multistrada 1260 chegou ao Brasil no fim do ano passado em duas versões, a standard, chamada de Multistrada 1260 ABS, e a Multistrada 1260S, que tem alguns itens a mais, como, por exemplo, o sistema Quick Shift (DQS) up/down, que permite a troca de marchas sem acionar a embreagem e sem precisar soltar o acelerador, os faróis de leds direcionais Ducati Cornering Lights (DCL) e a suspensão semi-ativa Sachs Ducati Skyhook Suspension Evolution.
Você viu?
Inicialmente disponível apenas na cor vermelha, no mês passado foi lançada a Multistrada na cor branca Iceberg White para a versão 1260S. Mais bonita, até, mas que foge do vermelho tradicional da marca italiana.
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Em relação à Ducati Multistrada 1200, o novo motor Testastretta da 1260 teve o curso dos pistões aumentado de 67,9 mm para 71,5 mm, mantendo o seu diâmetro. Isso significa que há agora mais torque disponível em rotações intermediárias, uma das razões de o motor ter se tornado muito mais fácil de ser controlado. A potência é de 158 cv e o torque é de 13,2 kgfm.
Na ciclística, entre outras alterações, a distância entre-eixos aumentou em 56 mm e o cáster aumentou 1º (1 grau), resultando em um comportamento ainda mais firme em retas e em curvas, principalmente em altas velocidades.
O painel de instrumentos consiste em uma tela de TFT de 5”, colorida e de alta resolução, que mostra todas as funções tradicionais e mais os ajustes eletrônicos, que são controlados pelos punhos do guidão ou pelo aplicativo para celular. Muita coisa mesmo, mas que, com um pouco de paciência, pode-se aprender a ajustar as motocicleta para os mais variados gostos e finalidades.
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Mas o melhor mesmo, como em toda Ducati, é curtir a adrenalina de acelerar com vontade, logicamente dentro dos limites da razão e da legislação. É fácil, mas muito fácil mesmo se distrair nessa brincadeira e tomar preciosos pontos na carteira de motociclista, pilotando acima da velocidade legal, principalmente no uso urbano.
A Ducati Multistrada 1260 ABS custa R$ 74.900 e a Multistrada 1260S custa R$ 87.900. A diferença de R$ pode parecer muita coisa, mas não arrisque se arrepender depois por ficar sem o Quick Shift e a suspensão semi-ativa.