A Ducati Multistrada Enduro é grande e imponente, porém bastante dócil
Guilherme Marazzi
A Ducati Multistrada Enduro é grande e imponente, porém bastante dócil

A Ducati Multistrada pode ser considerada uma motocicleta radical, pelo nível de desempenho que oferece ao piloto, mas a versão Enduro da família é ainda mais do que isso. A Ducati Multistrada Enduro já está em nosso mercado há bastante tempo, foi apresentada aqui em 2016, e eu sempre olhava para ela com aquele respeito que seu tamanho exige. Mas ainda não havia tido a oportunidade de experimentá-la. Não há como esconder que gostei demais da motocicleta, tanto é que ela passou a ser a número um do Top 15.

LEIA MAIS: O Top 15 da Cultura da Motocicleta

Derivada da big trail Ducati Multistrada 1200, que foi criada em 2010 e, como o próprio nome já informa, trata-se de uma motocicleta multiuso, com uma enorme pegada de estrada, a Enduro foi pensada mesmo para o fora de estrada, com muitas alterações de várias ordens de grandeza.

Como é o caso das pedaleiras mais largas e dentadas, das rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira e suspensões com curso de 200 mm, do tanque de combustível com 10 litros adicionais e da mais importante delas, a adoção da balança traseira convencional, super reforçada, no lugar do elegante monobraço da Multistrada da qual deriva.

LEIA MAIS: Chegou a nova Royal Enfield Himalayan

Hora de guiar

As rodas raiadas da Ducati Enduro permitem o uso de pneus sem câmera
Guilherme Marazzi
As rodas raiadas da Ducati Enduro permitem o uso de pneus sem câmera

Montar na motocicleta já é o primeiro desafio: ela deve estar bem apoiada em um local plano e nunca se deve esquecer das enormes malas de alumínio que fazem parte de seu equipamento. O banco está a uma altura de 890 mm, alto o suficiente para exigir muito cuidado em manobras com a moto parada, mas ideal quando se está em movimento, pois fornece ótima agilidade na condução e excelente posição de pilotagem.

E essa foi a minha primeira impressão: com todo esse tamanho, os primeiros quilômetros com ela, mesmo em uma estreita e movimentada avenida de São Paulo, me mostraram perfeito domínio, apesar dos mais de 150 kg de peso e das malas que eu fiz questão de colocar antes de sair. Ela é ao mesmo tempo dócil e muito agressiva.

LEIA MAIS: Três motocicletas que atraem a atenção de todos

Excelente posição de pilotagem. O parabrisa tem duas posições de altura
Guilherme Marazzi
Excelente posição de pilotagem. O parabrisa tem duas posições de altura

Em relação à largura da Enduro com as malas, diferentemente das big touring como uma Harley, por exemplo, a Ducati Multistrada 1200 Enduro é estreita na frente, de forma que onde passa a frente não passa a traseira. Jamais podemos esquecer que as malas estão lá atrás, sob o risco e o vexame de ficar entalado entre dois carros.

Você viu?

Bem, o lugar da Ducati Multistrada 1200 Enduro não é mesmo o trânsito urbano, apesar da enorme diversão que é rodar com ela por aí. Cuidado só com os radares de velocidade, implacáveis para uma motocicleta que acelera tão rapidamente. E esse é um de seus problemas: as respostas do motor empolgam e ele trabalha bem melhor em altos giros, o que incita a acelerar.

LEIA MAIS: Quando as big trail se divertem em um autódromo

As malas de alumínio levam 85 litros. Cabe até um capacete grande
Guilherme Marazzi
As malas de alumínio levam 85 litros. Cabe até um capacete grande

O motor da big trail é o Testastretta DVT – Desmodromic Variable Timing – de dois cilindros em “V” a 90 graus, ou, como também é chamado, em “L”, com cilindrada de 1.198 cm3, 160 cv de potência e 13,9 kgfm de torque, números de motocicleta esportiva .

A Ducati Enduro é recheada de eletrônica, a começar pelos quatro modos de pilotagem, Urban, Enduro, Touring e Sport. No Enduro, apenas 100 cv são liberados, com o controle de tração desligado, assim como o controle de wheeling, e com ABS apenas no freio dianteiro. As suspensões entram no modo macio. No modo Urban, também com 100 cv, entram as intervenções do controle de tração e wheeling e as suspensões ficam mais firmes.

LEIA MAIS: Honda CB 1000R Neo Sports Café: aceleramos o modelo com mais de 140 cavalos

Painel da Ducati Multistrada Enduro, logo que se liga a parte elétrica
Guilherme Marazzi
Painel da Ducati Multistrada Enduro, logo que se liga a parte elétrica

A posição Touring libera os 160 cv, mas de forma progressiva, enquanto que o modo Sport despeja a potência total com muito vigor, com baixa intervenção dos controles eletrônicos, e com a suspensão no modo mais firme. Os modos podem ser trocados com a moto em movimento, apenas um aviso no painel pede para que o acelerador seja fechado.

O painel de instrumentos é de TFT, tecnologia de celular, com adaptação automática dia/noite, e com conectividade com o celular, permitindo inclusive registrar tudo o que acontece em uma aventura, até o compartilhamento com amigos.

LEIA MAIS: Harley-Davidson CVO Road Glide encara passeio de fim de semana

Painel completo de TFT, com Bluetooth e mudança automática dia/noite
Guilherme Marazzi
Painel completo de TFT, com Bluetooth e mudança automática dia/noite

A Ducati Multistrada 1200 Enduro disponível no Brasil é a versão Limited Edition, exclusiva para nosso mercado, e que já vem com os dois pacotes de acessórias anteriormente opcionais, o kit Touring, composto das duas malas de alumínio de 85 litros, manoplas aquecidas e bolsa de guidão, e o kit Enduro, composto de faróis auxiliares, protetores de motor, radiador, disco de freio e correia. Com tudo isso, o preço é alto, R$ 97.900, mas o bolso para de doer quando a Ducati Enduro mostra todas as suas qualidades. Foi por esse motivo que a elegi a número 1 das Top 15 desta coluna.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!