Tamanho do texto

Aperte o play e Bora de Carona no video em que avalio a reestilização do Golf e as impressões ao volante, para destacar pontos positivos e negativos

Lançada no Brasil em junho deste ano, a linha 2018 reestilizada do Volkswagen Golf é o tema de nosso papo acelerado desta semana. Neste vídeo, mostro as alterações visuais trazidas no hatch e na perua, além claro das impressões ao volante em todas as versões. Do hatch 1.0 TSI com câmbio automático e preço de R$ 91.790 ao icônico GTI, com seus 230 cv e tabela inicial de R$ 143.790.

LEIA MAIS: Volkswagen Virtus: 5 coisas que não te contaram sobre o modelo

Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Volkswagen Golf recebeu novos faróis com linhas de led, para-choques redesenhados com detalhes cromados, lanternas de led e, no GTI, as chamadas setas dinâmicas, iguais às adotadas nos modelos da Audi e no VW Passat . Rodas e interior variam de acordo com a versão. Portanto, destacarei agora um a um.

Cada um dos Volkswagen Golf

Volkswagen Golf chega com novo visual, além de novos equipamentos e 230 cv na versão esportiva GTI
Divulgação
Volkswagen Golf chega com novo visual, além de novos equipamentos e 230 cv na versão esportiva GTI

Na configuração de entrada, as rodas são de 16 polegadas e o principal destaque é a adoção do câmbio Tiptronic - até então, o Golf 1.0 TSI flex só era oferecido com transmissão manual. Entre os itens de série, destaque para os sete airbags e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Ao volante, o casamento entre câmbio e propulsor agrada bastante. Os 128 cv e 20,4 kgfm garantem acelerações e retomadas de velocidade satisfatórias, além de boas médias de consumo, como você verá no vídeo. A lista de equipamentos, contudo, fica devendo opção de ar-condicionado digital e bancos de couro.

LEIA MAIS: Novo VW Tiguan: versão R-Line em detalhes

Por R$ 112.190, a versão Highline do Golf traz o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm conectado ao câmbio automático de seis marchas. Além do melhor desempenho, o hatch cativa com um melhor refinamento, com direito aos bancos de couro, ar digital de duas zonas, chave presencial, botão de partida do motor e, como opcional, recursos como bancos com ajustes elétricos, park assist, detector de fadiga e central multimídia mais moderna.

LEIA MAIS: Kia Sportage: o importado mais vendido do Brasil vale a compra. Mas...

Antes de chegarmos ao GTI , passamos pela perua Golf Variant, que tem preços de R$ 102.990 (Comfortline) e R$ 113.490 (Highline), sempre equipada com propulsor 1.4 TSI e transmissão Tiptronic de seis velocidades. O nível de acabamento e itens de série/opcionais também são os mesmos do hatch Highline. Os diferenciais estão no espaço e no enorme prazer de dirigir, típico das peruas.

LEIA MAIS: 10 coisas que você precisa conhecer do Peugeot 3008

A bordo da versão esportiva, Volkswagen Golf GTI, de R$ 143.790, o motorista logo de cara esboça alegria ao ver detalhes como as pedaleiras cromadas, o volante com detalhes cromados e costuras vermelhas, sem falar do quadro de instrumentos digital, exclusividade da versão. Ao pisar fundo no pedal do acelerador, o ronco do motor 2.0 turbo à gasolina de 230 cv e 35,7 kgfm - combinado com câmbio de dupla embreagem e seis marchas - vem acompanhado de um desempenho espetacular. Só no GTI há seletor de modos de pilotagem, que altera não só o comportamento do carro, mas o nível de ruído emitido pelas saídas de escapamento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.