Tamanho do texto

Neste vídeo, avaliamos e mostramos os detalhes do novo modelo da JAC, que é atualmente o carro chinês mais caro do Brasil

A JAC iniciou em fevereiro as vendas de seu modelo mais luxuoso desde a chegada da marca ao Brasil, em 2011. E, claro, a novidade é um utilitário-esportivo, categoria mais aclamada do momento. O JAC T80 também leva consigo a credencial de carro chinês mais caro à venda no país na atualidade.

LEIA MAIS: Toyota Yaris Sedan é melhor que Honda City e VW Virtus?

O JAC T80 parte de R$ 139.990 e atinge R$ 145.990 com o acréscimo do teto panorâmico e do sistema de som Hi-Fi de 280 watts e dez alto-falantes. Quem vai pagar valores como esses no mercado nacional? É o que vamos responder no vídeo desta semana, além de mostrar os detalhes do mais recente lançamento da JAC.

Com carroceria de sete lugares, o SUV asiático terá inúmeros concorrentes, desde Jeep Compass , Mitsubishi Eclipse Cross, Hyundai New Tucson e Kia Sportage a Volkswagen Tiguan , Peugeot 3008, Chevrolet Equinox e Mitsubishi Outlander. Uma de suas vantagens em relação a todos esses é o porte superior: o T80 tem 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de altura, 1,76 m de largura e 2,75 m de entre-eixos. O Tiguan, como comparação, é nove centímetros menor.

Na motorização, o T80 exibe números atrativos: 210 cv e 30,6 kgfm de torque entregues pelo propulsor 2.0 turbo a gasolina. A transmissão é de dupla embreagem, seis marchas e a tração, dianteira. Na prática, porém, esses índices não conseguem dar aquele embalo esperado ao utilitário. Tanto as acelerações quanto as retomadas de velocidade carecem de um maior arrojo, mesmo fazendo uso do modo S (esportivo, selecionado no câmbio) ou da opção de mudanças sequenciais pela manopla. O rodar, no entanto, é suave, com trocas de marcha praticamente imperceptíveis.

LEIA MAIS: Veja 5 coisas que ninguém te contou sobre o VW Tiguan Allspace

Desempenho aquém do desejado em um carro que pesa 1.775 kg acaba resultando em médias de consumo pouco animadoras. De acordo com o Inmetro, o JAC T80 faz 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Durante o teste de avaliação do modelo, no evento de lançamento, o computador de bordo registrou 9,1 km/l em ciclo rodoviário, sendo que havia quatro pessoas no carro e fazendo uso do ar-condicionado.

O requintado JAC T80

JAC T80
Cauê Lira/iG Carros
JAC T80

O nível de conforto do novo SUV chinês, por sua vez, agrada bastante. Seja para o motorista, que encontra com facilidade a posição ideal de dirigir (apesar da ausência de regulagem de profundidade da coluna de direção) e dispõe de ótima ergonomia, ou para os passageiros, que viajam sem apertos na cabine (só na terceira fileira de assentos que o aperto é de série, mas isso é igual para todo modelo de sete lugares).

LEIA MAIS: Honda CR-V é melhor que Chevrolet Equinox e VW Tiguan?

Em termos de requinte, o T80 soube bem onde se espelhar. Ou vai dizer que não curtiu o painel inspirado em modelos de marcas alemãs como Mercedes-Benz e Audi? O habitáculo tem acabamento muito caprichado, com partes de toque macio e ótimo nível de acabamento. A central multimídia tem tela sensível ao toque de dez polegadas e permite o espelhamento de smartphones, embora não sejam os sistemas Android Auto e Apple Car Play. O que ocorre é o espelhamento literal da tela do  celular.

A lista de itens de comodidade do JAC T80 é vasta. Mas isso e também a resposta para o título desta coluna você vai descobrir assistindo ao vídeo.

Escreva para coluna De Carona com Leandro no Youtube ou no Instagram .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.