Tamanho do texto

Neste vídeo, mostramos todos os detalhes da versão XS 1.5 CVT do Yaris Sedã, que tem preço sugerido de R$ 78.490, e comparamos com os rivais

Em oito meses de atuação no mercado brasileiro, o Toyota Yaris Sedan - tabelado entre R$ 65.290 e R$ 83.590 - tem cumprido bem a sua missão entre os sedãs premium: rivalizar os principais nomes do segmento. Em outras palavras, está encarando de frente Volkswagen Virtus e Honda City.

LEIA MAIS: 5 coisas que ninguém te contou sobre o Volkswagen Tiguan Allspace

Neste início de ano, o Toyota Yaris Sedan  está literalmente entre os dois concorrentes no índice de emplacamentos. Em janeiro, atingiu 2.027 vendas contra 3.591 do Virtus e 1.229 do City. Os dados são da Fenabrave, associação dos concessionários.

Que o carro da marca japonesa é bom não resta dúvidas, como você verá no review desta semana. Mas será que o Yaris Sedan é um produto melhor que os adversários da Volks e da Honda? Vamos responder isso também no vídeo. Para este comparativo, tomamos como base as versões que ficam logo abaixo da topo de linha de cada um dos modelos: XS 1.5 CVT do Yaris Sedã (com preço sugerido de R$ 78.490), Comfortline 1.0 TSI automática do VW Virtus (R$ 77.330) e EX 1.5 CVT do City (R$ 79.900).

LEIA MAIS: Toyota Etios X 1.3 AT: por que com muitos pontos negativos é ótima compra?

Equipamentos do Toyota Yaris Sedan

Toyota Yaris Sedan é bem resolvido nos acabamentos. Veja algumas das impressões aqui de carona!
Divulgação
Toyota Yaris Sedan é bem resolvido nos acabamentos. Veja algumas das impressões aqui de carona!

Em termos de equipamentos, o Yaris Sedan satisfaz por trazer de série, desde a configuração de entrada, itens como volante multifuncional, computador de bordo, apoio de braço dianteiro, rodas de liga leve de 15 polegadas, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura do volante, direção elétrica, retrovisor interno fotocromático, faróis com acendimento automático, ajuste de altura e função siga-me, controles de tração e estabilidade e faróis de neblina dianteiros.

A versão XS adiciona bancos de couro, rebatimento elétrico dos retrovisores, aletas para trocas de marcha atrás do volante, couro no volante, na manopla de câmbio e nas portas, grade dianteira na cor do carro com detalhes preto brilhante e cromados, computador de bordo com tela colorida e câmera de ré, projetada na central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas.

LEIA MAIS: Chevrolet Equinox: um dos melhores SUVs da atualidade?

O que faz falta nesta configuração? Anote aí: ajuste de profundidade da coluna de direção (indisponível para toda a linha), sensor de ré, luz de iluminação diurna, sensor de chuva e mais de uma entrada USB - há somente uma no estreito baú porta-objetos posicionado entre os bancos da frente.

Equipado com motor 1.5 flex de até 110 cv e 14,9 kgfm, o Yaris Sedan não empolga tanto nas acelerações e retomadas de velocidade, mas também está longe de desapontar. O câmbio CVT auxilia o modelo a entregar um desempenho satisfatório, mas faz falta um botão de modo esportivo (tal como no Corolla) para embalar um pouco mais o ritmo.

LEIA MAIS: Toyota Corolla GLi: 5 motivos para amar e 11 para odiar

Em compensação, o consumo de combustível é bastante atrativo. Segundo os índices do Inmetro, o Toyota faz 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada quando abastecido com etanol, mas você verá no vídeo que as médias no dia a dia (mesmo com ar-condicionado ligado) são ainda melhores.

Se tivéssemos que resumir o Toyota Yaris Sedan  em poucas palavras, bastaria dizer que é um carro que combina uma boa dose de conforto a um desempenho satisfatório e ótimo consumo. Mas e em relação a Virtus e Honda City , ele é melhor? Isso você só vai saber mesmo assistindo ao vídeo.

Escreva para coluna De Carona com Leandro no Youtube ou no  Instagram