O novo Audi Q8 e-tron chegou ao Brasil nesta semana. Em um evento no Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de testar o SUV elétrico que chega à linha 2024 com pequenas novidades mecânicas , mas trazendo atualizações de identidade.
Antes chamado apenas de e-tron , nome que a Audi designa para seus modelos elétricos , o SUV agora ostenta a insígnia Q8 , a mesma que batiza o utilitário a combustão , mas é importante a distinção para que o leitor saiba que são veículos diferentes.
O agora Q8 e-tron chega à linha 2024 trazendo um novo pacote de baterias , que permite que as células fiquem mais agrupadas, proporcionando maior densidade energética e capacidade de armazenamento. Em comparação com o e-tron anterior as baterias ganharam 19 kwh de capacidade bruta , e a potência de carregamento cresceu de 150 para 170 kWh . O alcance também passou de 446 km para 582 km (WLTP) na versão SUV, enquanto na versão Sportback , o alcance passou a ser de 600 km .
O motor traseiro também é novo, mas não é mais potente. Segundo a Audi, o propulsor permite gerar torque consumindo menos energia , o que ajuda também no aumento de 30% no alcance . A potência combinada dos motores dianteiros e traseiros é de 408 cv , enquanto o torque é de 67,7 kgfm , sem novidades por aqui.
A novidade é visual, o Q8 e-tron ganhou novos para-choques dianteiros e traseiros, uma atualização de meia-vida, já que o SUV está completando quatro anos de mercado global.
Além disso, o Q8 e-tron estreia a nova linguagem visual da marca no Brasil, trazendo as argolas em duas dimensões nas cores cinza ou branca, bem como a identificação do modelo na coluna B.
O Q8 e-tron chega nas versões Performance Black e Launch Edition . A primeira já é bem equipada e traz faróis de LED Matrix , câmera 360º com assistente de estacionamento, Audi Virtual Cockpit (painel digital), controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa e rodas de 22 polegadas - anteriormente eram de 21” -, com acabamento diamantado.
No interior da Performance Black os bancos são revestidos em “ microfibra dinamica ” ao centro com couro nas laterais e contam com ajustes elétricos e memória para o motorista, além de ar-condicionado de quatro zonas .
A versão Launch Edition oferece rodas de 22 polegadas com design exclusivo, projeção “e-tron edition” no solo ao abrir as quatro portas, grade pintada na cor do veículo e o opcional de capacidade de carga de 22 kW em corrente alternada, o dobro das versões Performance Black.
O interior da Launch Edition traz costuras dos bancos, volante e revestimento da porta na cor vermelha, acabamento interno em fibra de carbono e cintos de segurança com borda vermelha.
A bordo da versão Launch Edition do Q8 e-tron Sportback fizemos o test drive no percurso de seis quilômetros da Casacor no Jardim Botânico até a Vista Chinesa , no Parque Nacional da Tijuca . O Q8 e-tron Sportback se comporta bem nas curvas e nas apertadas ruas do bairro carioca.
O caminho até o parque é composto de subidas e algumas ruas com revestimento em paralelepípedo , o que pode até soar como um desconforto, visto que estamos em um carro com rodas de 22 polegadas, mas salvo algum buraco, nada é sentido na cabine, e a sensação é de andar em um bom asfalto.
Os bancos com design esportivo são confortáveis e, à primeira vista, o tamanho do SUV pode causar espanto, mas apesar dos 64 kgfm de torque, o veículo é dócil em suas respostas e fácil de dirigir.
O modelo estava configurado para o modo mais eficiente possível, já que, segundo a Audi, os jornalistas competiriam para ver quem conseguia realizar o trajeto utilizando menos energia.
O modo de eficiência máxima ainda ajusta a suspensão a ar do Q8 e-tron, que fica 1,3 cm mais baixa para melhorar a aerodinâmica do carro . A suspensão ainda conta com os modos “automático/conforto”, com altura padrão, “allroad/offroad”, opção aventureira que aumenta a altura em 3,5 cm, e o modo “Lift”, ajuste que deixa o veículo 5 cm mais alto que o padrão.
Na subida da vista chinesa, o Q8 e-tron se comportou muito bem, a direção é bem direta e fazer as curvas fechadas ou desviar de ciclistas e pedestres é algo bem fácil. Ao chegar no destino, foi a minha vez de assumir o volante e realizar a descida, e apesar das dimensões do SUV, a facilidade que é guiá-lo chama a atenção.
Em uma descida, os carros elétricos se destacam pelos freios regenerativos , no caso do Q8 e-tron , sua ativação se dá pelas aletas atrás do volante, o botão do lado esquerdo aumenta a intensidade, enquanto do lado direito diminui, até soltar o carro.
Com dois níveis de regeneração, é impressionante ver como essa função segura de fato o carro, é possível realizar a descida da vista chinesa praticamente sem pisar nos pedais.
Com apenas um toque no acelerador para soltar o carro e controlando a velocidade pelas borboletas que modificam a intensidade dos freios, a descida é bem tranquila. Entretanto, é necessário ficar com o pé sempre próximo do pedal do freio para acioná-lo em casos de emergência.
A velocidade de resposta e leveza do volante também merecem elogios. Outro item elogiável é a visão traseira, pois o caimento “cupê” do Q8 e-tron Sportback em nada limita a visão do retrovisor, e o espaço traseiro é bom para quem tem 1,80 m de altura.
O que demanda estranheza é o retrovisor virtual, item que é opcional e custa 15 mil reais . Se vale a pena é questão de gosto, e somente um teste mais longo poderia responder isso. No rápido contato, a função causa estranheza. Ao procurar o retrovisor, seus olhos irão fazer contato com as câmeras, é necessário treinar os olhos para olhar direto para as telas, posicionadas nas portas.
Outra situação que demanda costume são os controles da central multimídia e do sistema de climatização. O toque não é tão “rápido”, é necessário imprimir certa força até ter a ação ser registrada pelo sistema, que responde com uma vibração na região. Assim como o retrovisor, ao longo de algumas semanas com o carro, o condutor já estará habituado.
Após a descida da vista chinesa , foi a hora de testar de fato a motorização do Q8 e-tr on, e mesmo no modo mais voltado para eficiência , o carro acelera bem. Claro que, no modo dinâmico a resposta do acelerador será ainda mais rápida, mas para uma condução urbana, é mais do que suficiente.
Apesar de medir 4,91 m de comprimento e 2,1 m de largura , o Q8 e-tron passa tranquilamente pelos corredores formados pelos carros estacionados nas ruas do Jardim Botânico, e as manobras são auxiliadas pela câmera 360º , cujas imagens aparecem na central multimídia ao acionar a ré ou o carro detectar uma manobra apertada.
O Audi e-tron já foi o responsável trazer as inovações elétricas da marca, papel que perdeu um pouco de destaque diante dos novos modelos elétricos da gama. No entanto, as mudanças o colocam novamente sob os holofotes. O grande problema do Q8 e-tron é diferente. Quando o SUV elétrico chegou ao mercado, a concorrência era pouco acirrada, agora, rivais como BMW iX , que parte de R$ 699.950 , Mercedes-Benz EQC de R$ 693.900 e Porsche Taycan Cross Turismo de R$ 735 mil, já dividem espaço e potenciais compradores com o modelo da Audi.