Fenabrave não projetava crescimento no setor automotivo em Janeiro, mas já enxerga cenário positivo
Reprodução/Senivpetro/Freepik.com
Fenabrave não projetava crescimento no setor automotivo em Janeiro, mas já enxerga cenário positivo

Os bons resultados de  vendas no mês de setembro nos segmentos de veículos leves e pesados levou a Fenabrave a revisar para cima suas previsões para o fechamento deste ano : crescimento de 5,6% sobre os números de 2022 . No início do ano a federação das concessionárias se mostrou cautelosa e estimou crescimento zero em 2023. Em razão de menos dias úteis em setembro frente a agosto, as vendas chegaram a cair 4,8%, mas a média diária cresceu para 9.372 unidades , um bom resultado.

De acordo com José Andreta Jr, presidente da Fenabrave , este ano deve fechar com cerca de 2,2 milhões de unidades comercializadas . O único segmento a se retrair será o de caminhões em função do aumento de preços nos novos motores Diesel , agora menos poluentes. A entidade sugeriu ao Governo Federal que um corte nos impostos não teria reflexo na arrecadação tributária, pois o mercado é bastante sensível a uma queda de preços e consequente avanço na comercialização, como demonstrado em meados deste ano .

A Bright Consulting também melhorou a sua projeção para 2023. A consultoria foca somente em automóveis e comerciais leves, tendo revisado para cima seus números: de 2,069 milhões de unidades para 2,125 milhões. Para o executivo-chefe da empresa, Paulo Cardamone, o ritmo de emplacamentos não deverá arrefecer nos próximos meses.

Outra referência positiva está no mercado de veículos usados. Segundo a Fenauto, o volume comercializado nos nove primeiros meses deste ano cresceu 8,8% em relação ao mesmo período de 2022.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!