Fiat Strada ganhou motor turbo e mantém volume de vendas, mesmo em mês de queda no mercado
Divulgação
Fiat Strada ganhou motor turbo e mantém volume de vendas, mesmo em mês de queda no mercado

Setembro apresentou uma leve queda nos números de vendas de automóveis zero km no país , totalizando 351 mil unidades , contra 371 mil automóveis emplacados em agosto . Isso pode ser explicado por conta da menor quantidade de dias e, consequentemente, dias úteis no mês. Entretanto, os líderes do mercado se mostraram estáveis, como o Polo , aumentando a quantidade de emplacamentos.

Fiat Strada registrou uma queda de apenas 35 unidades de agosto para setembro, totalizando 12.835 carros vendidos . Entre os utilitários, o  novo pacote visual parece ter feito bem para a Volkswagen Saveiro , que emplacou 4.973 unidades e assumiu a segunda posição do ranking, desbancando a  Fiat Toro (4.042). 

Voltando apenas ao recorte de veículos de passeio, Chevrolet e Volkswagen dividiram o topo, cada uma com 16,38% do mercado . A marca da gravata dourada emplacou 23.868 unidades , exatamente sete carros a mais que a Volks .

Versão Track chegou para substituir o Gol e alavancar as vendas do Polo
Divulgação/Volkswagen
Versão Track chegou para substituir o Gol e alavancar as vendas do Polo

Volkswagen Polo e Chevrolet Onix têm travado uma disputa forte para ocupar o posto de carro de passeio mais vendido do ano - a Fenabrave considera a Strada um utilitário leve . O VW vendeu 9.515 unidades em setembro, enquanto o Chevy ficou atrás por 1.482 emplacamentos.

Chevrolet Onix conta com o mesmo conjunto visual em todas as versões, diferente do Polo
Guilherme Menezes/ iG Carros
Chevrolet Onix conta com o mesmo conjunto visual em todas as versões, diferente do Polo

Na soma total de 2023, o Polo segue na liderança com 71.927 unidades, seguido do Onix (70.746). Mais atrás estão  Hyundai HB20 (61.802) e Onix Plus (55.980).

Ainda entre os utilitários, vale destacar o crescimento da Ram Rampage , que atingiu 375 unidades emplacadas , o dobro do registrado em agosto. Por falar em Ram , a 1500 superou a rival Ford F-150 , mas, curiosamente, vendeu metade das “irmãs” maiores movidas a diesel, as Ram 2500 e 3500 .

Apesar do crescimento, a Ram ainda está muito longe (cerca de 435 unidades) de alcançar a BMW na disputa pelo segmento premium no Brasil. Entretanto, as duas marcas precisam lidar com a ascensão das chinesas BYD e GWM , ambas não premium, que, pelo segundo mês consecutivo, comercializam mais de 1.300 unidades cada.

Entre as novas chinesas no mercado brasileiro Haval H6, da GWM, lidera
Divulgação/Great Wall
Entre as novas chinesas no mercado brasileiro Haval H6, da GWM, lidera

No panorama geral, a Fiat é a mais vendida por conta dos seus modelos comerciais ( Strada , Toro , Fiorino e Scudo ), que somaram 19.786 emplacamentos , ou seja, 47,39% da fatia dos utilitários . Esse domínio tende a ficar ainda maior, pois a marca radicada em Betim irá lançar sua primeira picape média ainda este ano .

Apesar do lançamento do novo 208 com motor turbo , a Peugeot precisa se atentar. No último mês, a marca francesa foi superada pela  Caoa Chery por 461 unidades (2.476 x 2.937), mesmo oferecendo veículos mais acessíveis do que os da sino-brasileira.

Outra fabricante que viu suas vendas caírem foi a Jeep , que, assim como a Peugeot , também é controlada pela Stellantis . Em agosto, a marca vendeu 12.295 veículos de passeio , números que caíram para 9.737 em setembro . Abaixo dela está a Renault , que emplacou 8.463 unidades , mas promete alavancar suas vendas, principalmente em 2024 , com o início das vendas do Kardian , que será revelado no próximo dia 25 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!