Diversas marcas pensam em lançar somente carros elétricos a partir da próxima década
Andreas160578/Pixabay
Diversas marcas pensam em lançar somente carros elétricos a partir da próxima década

Já faz tempo que defendo uma previsão cautelosa sobre o avanço global dos carros elétricos. Não há dúvida de que o rumo está certo, porém o ritmo é incerto. Uma pesquisa mundial que acaba de ser revelada pela Automotive Manufacturing Solutions e a ABB Robotics apontou: metas obrigatórias de abandono total da produção de veículos com motores a combustão , a partir de 2035, não são viáveis.

Foram ouvidos cerca de 600 entrevistados ao redor do mundo entre fabricantes de veículos e de componentes, empresas de engenharia de ponta e especialistas em vários níveis de gerenciamento. Quase 60% dos respondentes destacaram as maiores dificuldades: investimentos muito altos para a transição, escassez de matérias-primas, organização da cadeia de suprimentos para baterias, infraestrutura de recarga a ampliar e capacidade insuficiente da rede elétrica em muitas das instalações atuais.

Caoa Chery iCar é o carro elétrico mais barato do Brasil, mas custa R$ 119.990
Guilherme Menezes
Caoa Chery iCar é o carro elétrico mais barato do Brasil, mas custa R$ 119.990

Muitos dos que responderam também chamaram atenção para o preço elevado dos veículos elétricos e a necessidade de aumentar ainda mais capilaridade e potência dos carregadores públicos ou privados.

Deve-se notar que outras dificuldades ainda estão por ser resolvidas em alta escala, como desmonte e reciclagem das baterias, além de programação da chamada segunda vida . Fora tudo isso, dois terços da energia elétrica gerada hoje no mundo vêm de fontes fósseis que emitem CO 2 responsável pelo aumento da temperatura do planeta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!