Renault Kardian aposta em visual único em relação aos Renault nacionais e europeus
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Renault Kardian aposta em visual único em relação aos Renault nacionais e europeus

Uma apresentação mundial antecipada no Museu do Amanhã , no Rio de Janeiro (RJ), com pormenores descritos sem cerimônia, mostram que a Renault tem ambições para o Kardian nos mercados brasileiro e sul-americano. A arquitetura foi desenvolvida a partir do zero sem nenhuma ligação com a subsidiária romena Dacia e os atuais Sandero , Logan e Duster . O visual lembra o de um SUV , mas tem identidade mais próxima de um hatch com altura de rodagem elevada .

Linhas são de um autêntico Renault . Frente imponente com o novo logotipo da marca, grupo óptico dianteiro em três níveis (de cima para baixo: DRL, faróis alto/baixo e de neblina no para-choque), rodas de liga leve de 17 pol. e lanternas traseiras em forma de “C”.

O interior é amplo para referências do segmento graças aos 2.604 mm de entre-eixos e 4.119 mm de comprimento proporcionando bom espaço para pernas no banco traseiro. Quadro de instrumentos digital de 7 pol., multimídia de 8 pol. , freio de imobilização eletroassistido com autoimobilização do veículo nas paradas e porta-malas de 358 litros (VDA) tornam o Kardian um produto bastante competitivo na faixa de preço do Nivus e do Pulse . Estima-se algo a partir de R$ 115.000 quando chegar às concessionárias em março próximo

Interior do Renault Kardian é bem diferente do apresentado no Stepway
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Interior do Renault Kardian é bem diferente do apresentado no Stepway

Para acompanhar a nova arquitetura, a Renault desenvolveu um novo trem de força de 1 litro, três cilindros, turbo flex, de 125 cv e 22,4 kgf.m de torque com etanol. Não se adiantaram pormenores, mas esta é a maior densidade de torque entre os motores produzidos no Brasil por qualquer marca.

Outra escolha bem-vinda é o câmbio automatizado de duas embreagens a banho de óleo, de seis marchas (descartado o câmbio manual). Trata-se de uma caixa mais prazerosa de usar e, segundo o fabricante, permitirá uma economia de combustível até 20% superior a um CVT .

O Kardian será produzido no Brasil no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais , região da Grande Curitiba, a partir de dezembro próximo e lançamento em março de 2024.

Renault Niagara tem porte similar ao da Fiat Toro
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Renault Niagara tem porte similar ao da Fiat Toro

No mesmo evento a Renault apresentou uma picape conceitual , com o codinome Niagara , desenvolvida sobre a mesma arquitetura. Entre suas características destacam-se  tração 4x4 híbrida (na frente um motor a combustão híbrido e atrás um motor elétrico), dois conjuntos mola-amortecedor por roda nos eixos dianteiro e traseiro, além de uma parte frontal e rodas com desenhos dos mais arrojados. A versão final, sem data prevista, terá estilo menos rebuscado.

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