Durante a década de 70, além dos modelos de alto desempenho e motores grandes, também tivemos um nicho importante do mercado com modelos médios e que brigaram por um público que buscava diferenciais para o carro do dia-a- dia e que se interessava por carros como o Dodge Polara, nosso clássico da semana aqui, no iG Carros.
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Nessa lista, além do Dodge Polara , temos o Chevrolet Chevette, por exemplo, que se destacou pela combinação bastante eficiente entre desenho, motorização e eficiência. A Volkswagen, por sua vez, tinha o Passat, sucesso mundial e que repetiu a receita por aqui com um conjunto excepcional, o primeiro da marca alemã no Brasil com motor refrigerado a água.
Um Dodge diferente dos demais
![Dodge Polara foi uma aposta da marca americana no Brasil para conquistar os compradores de modelos médios Dodge Polara foi uma aposta da marca americana no Brasil para conquistar os compradores de modelos médios](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9p/3n/m9/9p3nm9vvcl1e5nv59k5y98bc5.jpg)
A Dodge, como contei em matérias passadas, apostava nos modelos grandes. O Dart e o Charger R/T seduziam pelo estilo e também pela potência, algo único naquele momento. Mas eles também buscavam um lugar ao sol entre os médios equipados com motores de quatro cilindros.
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Dessa forma foi lançado o Dodge 1800, o famoso "Dodginho," que teve como base o Hilmann Avenger inglês e trazia um desenho bem acertado e acabamento mais refinado entre os concorrentes. Os quatro faróis conferiam a ele uma personalidade única e marcante.
Mas assim que chegou às lojas, em 1973, os problemas começaram. Suspensão, acerto do motor e também alguns detalhes do acabamento foram seus pontos fracos. Inclusive, isso acabou motivando o primeiro recall da indústria automobilística nacional.
Quatro anos mais tarde ocorreram mudanças importantes, com a adoção dos novos faróis dianteiros e o nome Polara. Os problemas foram sanados e o carro, finalmente, atingiu a maturidade. O motor de 1,8 litro de cilindrada trazia o carburador SU, com 85 cv e 14,2 kgfm de torque. Uma versão com câmbio automático, um dos precursores do mercado, também foi lançada.
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Nos anos seguintes chegaria a versão GLS com acabamento mais requintado. Mas com a aquisição da Chrysler pela Volkswagen sua história também chegaria ao final. Apesar de incompreendido em sua época, o Dodge Polara foi um modelo importante da marca norte-americana no Brasil. Nos vemos na próxima semana. Até lá!