O VW Fusca é um dos carros mais carismáticos da história. Ele foi fabricado em diferentes lugares do planeta, nos cinco continentes, e sua produção superou as 20 milhões de unidades. No Brasil a saga do besouro começou ainda nos anos 50, no formato CKD, onde era montado pela Brasmotor.
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Reunimos duas gerações antagônicas, mas que ajudam a explicar a evolução do “carro do povo”. Sua trajetória teve início nos anos 30 quando Adolf Hitler, então chanceler da Alemanha, solicitou a Ferdinand Porsche a criação de um automóvel pequeno, resistente e que levasse quatro pessoas, a típica família alemã do período: o VW Fusca .
Durante a 2ª Guerra Mundial o VW Fusca teve um papel importante, especialmente na frente russa com inverno rigoroso e na África, onde conseguia aguentar as temperaturas altas sem problemas de refrigeração. Uma vertente do motor boxer equipou o VW 166, anfíbio bastante versátil e que tem apenas três exemplares no Brasil.
No período pós-guerra o VW Fusca entrou em uma nova fase de desenvolvimento. Ele continuou fazendo sucesso na Europa e conquistou a América do Norte, onde foi estrela de cinema no cult “Se meu Fusca falasse” e suas sequências e virou moda entre surfistas e customizadores da Califórnia.
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O novo e o antigo
![VW Fusca TSI moderno ao lado do clássico de 1970. Duas gerações distintas, mas ambas contam com legiões de fãs VW Fusca TSI moderno ao lado do clássico de 1970. Duas gerações distintas, mas ambas contam com legiões de fãs](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3c/mt/u0/3cmtu0ha97yc6icsdbqsro3xj.jpg)
No Brasil o modelo não teve uma grande evolução estética e mecânica, como os europeus, mas utilizou motores de 1.200 a 1.600 cm³ e passou por diferentes fases ao longo dos anos. O exemplar 1970 da primeira série utilizado na matéria ilustra bem essa época, com destaque para o acabamento e motor de 1.300 cm³.
Do outro lado do ringue temos o VW Fusca TSi, que divide o excelente conjunto mecânico com o Golf GTI e entrega os 211 cv do motor turbo, além da transmissão DSG de dupla embreagem. Vale destacar ainda o estilo retrô do interior, bastante inspirado nos clássicos e o design harmonioso da carroceria.
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Recentemente a Volkswagen deixou de trazer o modelo para o mercado nacional. De qualquer forma o legado do VW Fusca consegue ultrapassar as barreiras de tempo e espaço e também foi eternizado pelo cinema, TV e meios impressos. Além disso faz parte da paisagem urbana em qualquer lugar do planeta. Nos vemos semana que vem.