Os leitores da coluna têm a oportunidade de conhecer diversos modelos diferentes todas as semanas por aqui. Falo sobre europeus, norte-americanos, incluindo os desejados muscle cars , e em matérias que variam dos originais a extremamente modificados. Esse é o espírito. Hoje, falaremos do Fusca custimizado.
LEIA MAIS: BMW Z3 se tornou referência entre os roadsters modernos
E já falei também sobre o meu Fusca customizado no estilo german look . Na matéria que conto sua história, desde a aquisição – pincelando sobre as mudanças e a dirigibilidade – o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco o brinquedo do final de semana.
LEIA MAIS: VW Kombi encurtada rouba a cena no trânsito de São Paulo
Mas agora temos uma novidade. Aliás, vale destacar, essa mudança melhorou o estilo, mais acertado com o ano do carro, e também completamente a dirigibilidade, que evoluiu consideravelmente após as mudanças efetuadas na semana passada.
LEIA MAIS: Volkswagen Variant II: a evolução da espécie
O estilo german look dos Volkswagen a ar, em linhas gerais, segue uma filosofia de aplicar à essa série de modelos itens alemães, especialmente lanternas, faróis, piscas, interior e as rodas. Isso tudo, de preferência, seguindo o padrão histórico específico do carro escolhido.
Você viu?
No meu caso o Fusca é de 1983 e estava usando rodas de 17 polegadas. Gostava do estilo, sem dúvida. Mas a dinâmica era bem prejudicada e também tinha vontade de colocar algo mais condizente com o período histórico.
Desse modo resolvi instalar um jogo de rodas de 15 polegadas no estilo phone dial , modelo usado pela Porsche na década de 80 em uma das versões do 944. Cheguei a ver um conjunto de originais mas acabei comprando uma recriação recém-lançada no mercado. E também não queria investir um valor alto em um jogo com trinta anos de uso.
LEIA MAIS: Gol GT é o símbolo de uma década
Além disso foram feitas modificações nos discos e tambores de freio, novos, que receberam a furação específica. Tudo isso para garantir segurança e prazer o volante, algo extremamente recompensador. Em breve, novas mudanças serão adotadas. Ah, o motor é 1.6, refrigerado a ar, mas com sistema de injeção de combustível vindo da Kombi.
Fusca personalizado
Um dos carros mais divertidos que aceleramos este ano na Garagem do Bellote foi um Fusca Itamar preparado, chegando perto dos 200 cv. Esse exemplar chama a atenção de longe, especialmente pelo jogo de rodas phone dial, da Porsche, de aro 16, com sete polegadas, e pneus de perfil baixo.
LEIA MAIS: Karmann-Ghia com customização de época traz acessórios Porsche
No motor de 1.600 cm³ de cilindrada foi instalado um turbocompressor, porém montado atrás da capelinha e próximo do eixo. Um intercooler mantém o ar resfriado aumentando a eficiência. Com esse conjunto a potência chega perto dos 200 cv.
Um detalhe especial desse Fusca customizado é que ele traz a válvula de prioridade acoplada ao próprio sistema, algo que produz o espirro extremamente discreto. A diversão fica por conta do som do caracol enchendo nas pisadas mais animadas. Nos vemos na próxima semana andando em coisas divertidas. Até lá!