O Fusca, inegavelmente, é um dos carros mais queridos do planeta. E um dos mais conhecidos também. Hoje em dia eles são vistos em coleções e passeios de final de semana. Mas, quem cresceu na década de 80, certamente já andou em um deles, seja na família ou de algum amigo de escola.
LEIA MAIS: Ford Corcel GT: o esportivo no estilo nacional
No decorrer de sua produção de pouco mais de 21 milhões de unidades o besouro, outro apelido carinhoso, passou por diversas mudanças estéticas e também técnicas, porém sempre mantendo o mesmo estilo e personalidade que o consagraram.
Você viu?
No Brasil o Fusca não evoluiu da mesma forma que seu primo alemão, mas teve melhorias importantes na suspensão e acerto de dirigir, em especial quando falamos dos exemplares produzidos a partir da década de 80 e também o chamado "Itamar", da última leva, entre entre 1993 e 1996.
LEIA MAIS: Maverick LDO: um toque de luxo com motor V8
Além disso teve algumas séries especiais e comemorativas para celebrar datas importantes ou momentos especiais do mercado. Jeans, Última Série (lançado em 1986) e Série Ouro. Hoje vamos falar do Fusca Série Prata , lançado em 1980 e cheia de personalidade.
Os exemplares dessa edição especial, além da cor da carroceria prateada, trazem também dois diferenciais interessantes: volante da linha Passat e os bancos mais confortáveis e macios. Vale destacar também o adesivo na tampa traseira e a padronagem do estofamento.
LEIA MAIS: Puma AMV: o último esportivo com motor 4.1
Esse exemplar traz ainda uma customização própria. O dono resolveu apimentar o estilo com as rodas Fuchs de 16 polegadas e o escapamento side winder, que confere um estilo um pouco mais agressivo – e esportivo – ao carro. O ronco também ficou bem acertado sem incomodar quem dirige.
Andar com o Fusca equipado com o motor 1300 requer paciência. Sua proposta é urbana e realmente existe uma diferença grande para o meu, um 1600 injetado. Porém o visual e ronco encorpado despertam olhares e arrancam elogios a cada esquina. Afinal, o Fusca Série Prata merece.