Tamanho do texto

Estilo "german look" aposta em rodas de 16 polegadas e escapamento de aço inox pintado de preto. Confira o vídeo para todos os detalhes;

Na esquina das Avenidas Europa e Faria Lima está localizado um prédio de vidro todo preto que hoje parece discreto com o crescimento da cidade. Porém, para todo entusiasta automotivo que passa por ali é um local quase sagrado: o Edifício Dacon.

LEIA MAIS: Opala recebe veneno atual para chegar aos 250 cv

Na década de 80 a vitrine atraía todo final de semana muitos apaixonados que iam até lá somente para apreciar as máquinas expostas no showroom: Porsche, Mercedes-Benz, BMW. Em uma época de importações fechadas esses sonhos de consumo alcançavam um patamar ainda mais alto.

A história da Dacon já tinha sido escrita antes, ainda na década de 60, através do automobilismo. Os Karmann-Ghia com mecânica Porsche rasgavam as retas de Interlagos e outros autódromos de prestígio sendo conduzidos por grandes nomes do automobilismo nacional.

LEIA MAIS: Ford Corcel GT: o esportivo no estilo nacional

Uma outra vertente da Dacon era justamente a customização para quem queria algo inspirado nas pistas e um toque de exclusividade. Para isso, existiam os Fusca e Karmann-Ghia  com mecânica Porsche, ou então motores originais com uma boa dose de veneno.

A lendária Dacon

Dacon
Renato Bellote/iG
A lendária VW Brasília Dacon apostava em diversos equipamentos que faziam alusão à Porsche

De lá saíram também versões exclusivas como Passat Station Wagon, o famoso Passat Dacon, com o vidro traseiro com desenho completamente distinto, e os modelos na cor preta, outra customização feita pela marca. Alguns clientes buscavam algo simples como faróis auxiliares ou sobre-aros cromados.

LEIA MAIS: Maverick LDO: toque de luxo com motor V8

A Brasília dessa matéria teve inspiração nos modelos produzidos pela fábrica de sonhos dos Jardins. No estilo german look se destacam as rodas phone dial de 16 polegadas, escapamento em inox pintado de preto, assim como os frisos, além do painel de instrumentos do Porsche 914.

A mecânica fica por conta do motor com 1.800 cm³ e que recebeu injeção eletrônica e ar-condicionado. Dessa forma, a clássica VW Brasília Dacon desfila com personalidade e acelera com disposição de sobra. Semana que vem estaremos de volta. Até lá!