A década de 80 trazia novos ares para a indústria automobilística nacional. Além da mudança de estilo, carros como o Ford Escort traziam um aspecto mais leve e carrocerias mais compactas. Vale lembrar que no Brasil, mesmo com as importações fechadas, tivemos modelos atuais em relação ao mercado europeu.

LEIA MAIS: Ford Corcel GT: o esportivo no estilo nacional

O Chevrolet Monza é um dos exemplos mais conhecidos, mas o tema de nossa matéria, o Ford Escort , é o carro da vez. Ele foi lançado na Europa em 1980 e chegou por aqui três anos mais tarde. O estilo jovem e contemporâneo agradou em cheio os consumidores que buscavam algo diferente.

Em 1984 a versão que faria sucesso entre a molecada. O XR3 , de "Xperimental Research 3", trazia um aspecto agressivo, com faróis auxiliares, incluindo os inéditos lavadores de farol e teto-solar, além de spoilers e um aerofólio que sugeria esportividade.

A versão conversível chegaria no ano seguinte e esbanjava estilo com a carroceria Pininfarina e um desenho levemente diferente na traseira, perfeito para os passeios de final de semana ou para ficar estacionado nos lugares mais exclusivos da cidade. Juntamente com o Opala Diplomata, o XR3 conversível era o carro mais caro do país.

LEIA MAIS: Maverick LDO: toque de luxo com motor V8

Dentro do cofre

Ford Escort
Renato Bellote/iG
Ford Escort não trazia a mesma receita do irmão europeu, e sim o mesmo CHT, mas com algumas mudanças

Sob o capô, o modelo não trazia a mesma receita do irmão europeu, um CHV cheio de vitalidade, pois a Ford preferiu utilizar o CHT com algumas mudanças mecânicas. Não tinha a esportividade dos concorrentes da VW e GM, mas também ficava dentro da média para os padrões da época.

O MK4 trouxe a novidade do motor AP-800 na linha. Mas já falamos dele por aqui. Dessa vez o destaque vai para a MK5, geração e que esbanjava potência com o AP-2000 e muito estilo. Além disso bancos Recaro e capota elétrica para entregar um pacote de luxo e bom acabamento.

LEIA MAIS: Escort XR3 Benetton: conheça a série limitada com motor 1.8. Veja vídeo

Andar com os dois clássicos pela rua, afinal o azul mineral já tem placa preta, é atrair olhares e viradas de pescoço. O tempo passou e o Ford Escort XR3 cabriolet volta à sua antiga forma, um ícone dos anos 80 e 90, perfeito para curtir um dia de sol.

    Veja Também

      Mostrar mais