VW Gol GT, Ford Escort XR3 e Chevrolet Monza SR. Qual você prefere? Cada um deles se destaca em algo
Renato Bellote/iG
VW Gol GT, Ford Escort XR3 e Chevrolet Monza SR. Qual você prefere? Cada um deles se destaca em algo

Evidente por esportivos como o VW Gol GT, a década de 80 está na moda. Na verdade é um ciclo que vai se repetindo. Acredito que os veículos colecionáveis terminem nos anos 90, em termos de carros nacionais, com algumas exceções. Mas os sonhos de consumo do mercado – sem dúvida nenhuma – vão exatamente até essa época.

LEIA MAIS: Aceleramos o icônico Toyota Supra, de segunda geração. Assista ao vídeo

Hoje reunimos três esportivos brasileiros que faziam muita gente sonhar alto: o VW Gol GT , o Ford Escort XR3 e o Chevrolet Monza SR . E ainda ficaram faltando mais dois que colocaria nessa lista: o Passat GTS Pointer, meu preferido, e o Uno 1.5 R, bem acertado com câmbio curto e um estilo visual bastante chamativo, com especial atenção para as rodas.

Os três mosqueteiros

O Gol GT chegou ao mercado em 1984. Trazia um estilo agressivo, faróis de longo alcance e as rodas que marcaram época. Além disso o motor de 1,8 litro, com destaque para o comando de válvulas do Golf GTI, fazia dele o mais divertido de guiar.

LEIA MAIS: Opala Diplomata: exemplar zerado de 1992 traz apenas 70 mil km

Você viu?

O Escort é um carro mundial da Ford. E foi lançado no Brasil em 1983. A versão XR3 chegaria no ano seguinte conquistando o público pelo apelo estético. Sem dúvida é o mais chamativo dos três, com destaque para o teto-solar e os lavadores de faróis, um charme à parte onde quer que acionasse o sistema.

O Monza S/R era até um pouco discreto perto dos dois. Ele chegou às concessionárias em 1985. Porém trazia um conjunto superior, com esportividade e conforto. Equipamentos como vidros, travas, antena e retrovisores elétricos eram seus diferenciais.

LEIA MAIS: Ford Corcel GT: o esportivo no estilo nacional

Além disso o motor de 1,8 litro entregava 106 cv e o ronco não foi esquecido. Para resumir as sensações podemos dizer que o XR3 chama a atenção pelo estilo, volante de pequeno diâmetro e acerto visual. Já o Monza S/R tem o conjunto mais equilibrado, com esportividade e comodidade.

E o VW Gol GT é o mais nervoso do trio, com repostas mais rápidas, o ronco instigante do escapamento Kadron e a cor vermelha. Reunir esses três carros foi algo realmente divertido. Mais do que um comparativo a ideia de juntar clássicos inesquecíveis da época marcou a razão principal da gravação: a nostalgia. Em breve teremos mais algumas matérias duplas e triplas. Fique ligado!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!