Chevrolet Bonanza: raridade em perfeito estado de conservação tem pintura especial entre os principais detalhes
Renato Bellote/iG
Chevrolet Bonanza: raridade em perfeito estado de conservação tem pintura especial entre os principais detalhes

Na semana passada eu falei aqui na coluna sobre a Chevrolet D-20. Além de render bons comentários dos leitores, a matéria me deu ideia sobre este artigo. E como a moda atual dos SUVs tem dominado o mercado vou falar de um dos mais raros já lançadas por aqui; O Chevrolet Bonanza. 

LEIA MAIS: Chevrolet D20 sempre foi sinônimo de trabalho nos anos 80. Veja vídeo

O Chevrolet Bonanza trouxe um novo estilo às nossas ruas, até hoje único no segmento, que era o de carroceria duas portas, algo visto bastante nos Estados Unidos, como o Ford Bronco, por exemplo. Inicialmente um projeto da Brasinca, o modelo clássico logo foi encampado pela GM que resolveu mudar o nome e fazer o lançamento.

Um dos destaques do Bonanza era a utilização do entre-eixos da D-20, porém encurtado em 20 centímetros. Por essa razão ela transmite a impressão real de que é menor. Além disso, o estilo de duas portas confere ao modelo uma personalidade muito interessante.

O raro Chevrolet Bonanza

O SUV teve uma produção pequena. Menos de quatro mil unidades saíram da linha de montagem. Internamente, o carro se destaca pelos vários mostradores no painel, algo relevante e que hoje em dia se encontra apenas em poucos modelos.

Você viu?

LEIA MAIS: Opala Diplomata: exemplar zerado de 1992 traz apenas 70 mil km

O comprador podia escolher entre três configurações mecânicas: o tradicional 6 cilindros em linha, de 4,1 litros a gasolina ou a álcool, bem como o motor a diesel, conhecido também pela resistência e alta capacidade de rodagem. O exemplar da matéria utiliza a configuração a gasolina.

Guiar o Bonanza é uma experiência divertida. Isso porque o chassi mais curto confere um comportamento dinâmico bastante diferente da D-20 . Sem dúvida, também pela diferença de carroceria. O ronco do motor seis cilindros funciona com câmbio de cinco marchas e se destaca pela boa dose de força disponível.

LEIA MAIS: Puma AMV: o último esportivo com motor 4.1, de seis cilindros

O Chevrolet Bonanza foi lançado em 1989 e deixou o mercado no ano seguinte. Uma vida curta, porém, com um estilo peculiar. Atualmente é difícil ver uma delas nesse estado. E os colecionadores já estão voltando os olhos para o modelo. Algo merecido para um SUV raiz tão raro. Nos vemos na próxima semana!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!