VW Fox VR6 teve várias modificações estruturais e até estéticas, como os para-lamas alargados na traseira
Renato Bellote/iG
VW Fox VR6 teve várias modificações estruturais e até estéticas, como os para-lamas alargados na traseira

O título da matéria deve ter causado estranheza à primeira vista em muitos leitores. Afinal,  VWFox e VR6 são duas coisas que não vemos juntas. Mas graças à iniciativa de apaixonado por carros temos projetos mais do que especiais como esse, que vão além da preparação convencional.

LEIA MAIS: VW Brasília Dacon traz motor 1800 e integra ar-condicionado

O motor VR6 é um grande conhecido de todo entusiasta Volkswagen. O ângulo mais fechado (apenas 15 graus)  faz com que seja diferente de uma configuração V6 convencional. Além disso produz um ronco característico que enche os ouvidos em rotações mais elevadas a bordo do VW Fox VR6.

O projeto desse Fox começou há vários anos. A inspiração, como fica claro, veio do icônico Renault Clio V6, que tem apenas um exemplar no Brasil. Aliás, vale ressaltar que uma das pautas internacionais que pretendo fazer é com outro mito francês: o Renault R5 Turbo, que segue a mesma configuração.

Voltando ao Fox o modelo passou inicialmente por uma mudança estética com a adoção de um body kit bastante chamativo e rodas de 17 polegadas. O ponto alto é que as peças foram bem projetadas para um encaixe perfeito, bem como entradas de ar para refrigeração da usina de força.

Você viu?

LEIA MAIS: Puma AMV: o último esportivo com motor 4.1

Diversão ao volante do VW Fox VR6


Para receber o VR6 colocado em posição entre-eixos, foi criada uma estrutura soldada ao carro. Com isso a rigidez torcional foi mantida e o equilíbrio também. O motor recebeu duas turbinas pequenas para garantir torque de sobra em todos os regimes de rotação.

A proposta foi transformar o modelo VW em algo divertido de andar, porém não em um bólido de track day . Dessa forma a preparação chegou aos 300 cv com 45 kgfm de torque. São números facilmente alcançados com a receita, mas dentro da ideia original.

LEIA MAIS: Opala Diplomata: exemplar zerado de 1992 traz apenas 70 mil km

Guiar o VW Fox musculoso é bastante divertido. O hatch acelera com disposição, mas sem esquecer o conforto. O conjunto, devo ressaltar, é muito bem acertado, tanto de suspensão, com amortecedores reguláveis, quanto de freios. E o ronco das turbinas...isso vocês conferem no vídeo acima. Até a semana que vem!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!