Recordes de velocidade existem há décadas. E também o desafio de superá-los. Isso falando de motocicletas, automóveis e caminhões, o tema da matéria dessa semana. Tive a oportunidade de conhecer e andar - bem rápido - no Volvo Iron Knight, um gigante sueco cheio de força bruta.
LEIA MAIS: VW Jetta com motor VR6 é diversão garantida
Chegou a hora de testar o monstro. Ao volante? Nem pensar. Essa tarefa cabe exclusivamente ao piloto sueco Boije Ovebrik, que tem uma história de vida bem interessante. Ele foi caminhoneiro em sua terra natal e piloto da Fórmula Truck local, além de bater dois recordes com caminhões Volvo . Nada mal.
O asfalto estava úmido, mas não chovia. A partida após a ligação das bombas elétricas deu vida ao gigante. O ronco compassado enche os ouvidos. Chega a ser hipnotizante. Não dá pra passar despercebido. Junto com ele a fumaça preta das saídas de escape se destaca.
Você viu?
O trem de força impressiona. O motor de seis cilindros em linha com 13 litros recebeu quatro turbinas, três intercoolers e entrega 2.400 cv com descomunais 611,4 kgfm de torque. É algo quase inimaginável e o engenheiro responsável contou detalhes da preparação no vídeo.
LEIA MAIS: Segunda geração do Chevrolet Vectra foi sonho de consumo
Saímos. Logo de cara deu para sentir a força desse torque todo empurrando o corpo contra o banco concha. Aliás, o cinto de seis pontos mantém motorista e passageiro devidamente presos, o que é essencial com a força G igualmente monstruosa que trabalha nesse momento.
Acelerando
Após uma volta e o conjunto devidamente aquecido pude sentir a aceleração praticamente em sua totalidade. A transmissão I-Shift é a mesma do modelo FH de rua, porém com dupla embreagem e discos maiores. A força parece realmente não ter fim e as reduções de marcha são extremamente musicais, se é que vocês me entendem.
LEIA MAIS: VW Fox ganha motor traseiro VR6 e 300 cv de potência
O Volvo Iron Knight tem números igualmente superlativos: pesando 4,5 toneladas atinge os primeiros 100 km/h em meros 4,6 segundos, com velocidade máxima de 286 km/h. Na reta chegamos aos 200 km/h e a sensação de uma experiência única. Para quem quiser vê-lo de perto basta ir ao estande da Volvo na Fenatran, que será realizada na próxima semana na São Paulo Expo, logo na saída da Rodovia dos Imigrantes. Nos vemos!