Recordes de velocidade existem há décadas. E também o desafio de superá-los. Isso falando de motocicletas, automóveis e caminhões, o tema da matéria dessa semana. Tive a oportunidade de conhecer e andar - bem rápido - no Volvo Iron Knight, um gigante sueco cheio de força bruta.

LEIA MAIS: VW Jetta com motor VR6 é diversão garantida

Chegou a hora de testar o monstro. Ao volante? Nem pensar. Essa tarefa cabe exclusivamente ao piloto sueco Boije Ovebrik, que tem uma história de vida bem interessante. Ele foi caminhoneiro em sua terra natal e piloto da Fórmula Truck local, além de bater dois recordes com caminhões Volvo . Nada mal.

O asfalto estava úmido, mas não chovia. A partida após a ligação das bombas elétricas deu vida ao gigante. O ronco compassado enche os ouvidos. Chega a ser hipnotizante. Não dá pra passar despercebido. Junto com ele a fumaça preta das saídas de escape se destaca.

Você viu?

O trem de força impressiona. O motor de seis cilindros em linha com 13 litros recebeu quatro turbinas, três intercoolers e entrega 2.400 cv com descomunais 611,4 kgfm de torque. É algo quase inimaginável e o engenheiro responsável contou detalhes da preparação no vídeo.

LEIA MAIS: Segunda geração do Chevrolet Vectra foi sonho de consumo

Saímos. Logo de cara deu para sentir a força desse torque todo empurrando o corpo contra o banco concha. Aliás, o cinto de seis pontos mantém motorista e passageiro devidamente presos, o que é essencial com a força G igualmente monstruosa que trabalha nesse momento.

Acelerando

Além do desempenho inimaginável, o Volvo Iron Knight também aposta em um visual requintado
Renato Bellote/iG
Além do desempenho inimaginável, o Volvo Iron Knight também aposta em um visual requintado

Após uma volta e o conjunto devidamente aquecido pude sentir a aceleração praticamente em sua totalidade. A transmissão I-Shift é a mesma do modelo FH de rua, porém com dupla embreagem e discos maiores. A força parece realmente não ter fim e as reduções de marcha são extremamente musicais, se é que vocês me entendem.

LEIA MAIS: VW Fox ganha motor traseiro VR6 e 300 cv de potência

O Volvo Iron Knight tem números igualmente superlativos: pesando 4,5 toneladas atinge os primeiros 100 km/h em meros 4,6 segundos, com velocidade máxima de 286 km/h. Na reta chegamos aos 200 km/h e a sensação de uma experiência única. Para quem quiser vê-lo de perto basta ir ao estande da Volvo na Fenatran, que será realizada na próxima semana na São Paulo Expo, logo na saída da Rodovia dos Imigrantes. Nos vemos!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!