Yaris Hatchback: motores 1.3 e 1.5, com câmbio manual ou automático, e mais de 4 mil vendas no mês
Divulgação
Yaris Hatchback: motores 1.3 e 1.5, com câmbio manual ou automático, e mais de 4 mil vendas no mês

O Toyota Yaris é a grande surpresa do mercado brasileiro neste segundo semestre. Com pouquíssimo tempo de estrada, o compacto japonês já rompeu a barreira das 6 mil unidades/mês e posiciona-se como o oitavo carro mais vendido no ranking mensal, empatado com o Renault Kwid. Os números são da Fenabrave e se referem ao balanço de agosto. Somando as vendas das versões hatch e sedã, o Yaris emplacou 6,3 mil unidades (sendo 64,5% da carroceria Hatchback) e ganhou por 68 carros do Kwid.

LEIA MAIS: Faça o teste e descubra qual é o carro ideal para o seu perfil

Embora em alguns casos a indústria adote nomes diferentes para as carrocerias hatch ou sedã, o sucesso de um modelo é vendido pelo seu total de vendas. No mundo inteiro é a família que conta. E dessa forma o sucesso imediato do Yaris é surpreendente. Ele acabou de ser lançado e já é o carro mais vendido da Toyota no Brasil, superando até mesmo o Corolla (5,2 mil vendas em agosto), que é imbatível em sua categoria. Por enquanto, o Toyota Yaris só perde para o Chevrolet Onix/Prisma (27,9 mil), Hyundai HB20/HB20S (13,8 mil), Ford Ka/Ka Sedan (13,1 mil), VW Polo/Virtus (11,2 mil), Fiat Argo/Cronos (10,2 mil), VW Gol/Voyage (9,2 mil) e Renault Sandero/Logan (6,6 mil).

LEIA MAIS: Como a conectividade está afetando sua relação com os carros

Você viu?

Sob qualquer aspecto que se analise, o sucesso do Yaris é incontestável. Claro que na soma anual o carro aparece em posição mais discreta no ranking, pois não foi teve todos os meses de venda para somar. Mas no ranking mensal, além do Kwid e do irmão Corolla, o novo Toyota já deixa para trás carros como o Jeep Compass (5,8 mil), Hyundai Creta (5,3 mil), HR-V (5,0 mil), Fiat Mobi (4,9 mil), Nissan Kicks (4,8 mil) e Jeep Renegade (4,5 mil), além de todos os demais.

O Yaris dentro de suas categorias

Yaris Sedã: somente com motor 1.5, com transmissão manual ou automática, e vendas de 2,2 mil no mês
Divulgação
Yaris Sedã: somente com motor 1.5, com transmissão manual ou automática, e vendas de 2,2 mil no mês

Dentro de suas categorias, o sucesso do Toyota Yaris também é um fato. Entre os hatches compactos, com 4,1 mil emplacamentos, ele já supera o VW Fox, o Renault Sandero e vende mais que o dobro do Nissan March e do Ford Fiesta. O Toyota Yaris Hatch só perde para Onix, HB20, Polo e Argo, carros que já tiveram tempo de maturação no mercado.

No ranking de sedãs compactos, com 2,2 mil licenciamentos, o Toyota Yaris Sedã supera o Chevrolet Cobalt por pouca margem e vende quase o dobro do Honda City. Está atrás apenas do Virtus. Até mesmo o Honda Fit, um carro da categoria monovolume, foi superado pelo Toyota Yaris em agosto (por 200 unidades). Na soma de todas as suas vendas, o Yaris já contabiliza 10,2 mil unidades emplacadas e em menos de dois meses romperá a barreira dos 20 mil carros vendidos.

LEIA MAIS: Corolla é um carro moderno, pós-moderno ou contemporâneo?

Parece que a Toyota acertou a mão com o Yaris . O carro é vendido em três configurações. O hatch 1.3 parte de R$ 59.990, o sedã 1.5 começa em R$ 63.990 e o hatch 1.5 custa iniciais R$ 75.490. Somente as versões de entrada do hatch e do sedã utilizam câmbio manual. Todas as demais versões são vendidas com câmbio automático tipo CVT. Pelo jeito, seguindo os passos do Corolla, o Yaris começa a criar sua reputação no mercado brasileiro com mais rapidez do que conseguiu o Etios, seu irmão mais velho e mais barato.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!