![Com ponteira de escapamento dupla, rodas de 18” e o motor do Golf 1.4, Polo e Virtus GTS levam a áurea do VW Gol GTS Com ponteira de escapamento dupla, rodas de 18” e o motor do Golf 1.4, Polo e Virtus GTS levam a áurea do VW Gol GTS](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9k/gn/4u/9kgn4uybefn5r8boy3q4jtzb1.jpg)
Foi uma das melhores notícias do Salão de São Paulo em sua 30ª edição. A Volkswagen confirmou que a linha de esportivos GTS voltará ao mercado em breve com a produção do Polo GTS e do Virtus GTS. Dois carros-conceito estão expostos no São Paulo Expo para confirmar que a Volks está decidida a entrar no nicho de carros esportivos, como fazia com o VW Gol GTS no final dos anos 80. “O público pediu e a Volkswagen fez”, afirmou Pablo Di Si, presidente da VW América Latina, falando como um político à caça de votos.
LEIA MAIS: Volkswagen responde ao Ford EcoSport 16 anos depois
![Com o sucesso do VW Gol GTS até nos dias de hoje, a Volkswagen aguarda o momento certo para o lançamento Com o sucesso do VW Gol GTS até nos dias de hoje, a Volkswagen aguarda o momento certo para o lançamento](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/b2/g5/3h/b2g53hydkii945h79v9fvucjk.jpg)
Não se trata de um movimento aleatório da Volkswagen. Depois de muitos anos tapeando o público com versões “esportivadas”, as montadoras perceberam que os consumidores não se satisfazem apenas com retoques visuais – é preciso ter também a dirigibilidade, a pegada dos verdadeiros esportivos, como se tinha no VW Gol GTS . Por isso, na trilha da Renault com o Sandero R.S. e da Honda com o Civic Si, a GM mostrou o Chevrolet Cruze SS e a VW apresentou a dupla Polo GTS/Virtus GTS. Segundo o fabricante, as versões GTS serão equipadas com o motor 250 TSI (turbo com injeção direta), 1.4 de 150 cv de potência e 250 Nm de torque (ou 25,5 kgfm). O câmbio será automático de seis marchas com conversor de torque.
VW Gol GTS
![VW Gol GTS: Ícone do mercado de esportivos nacionais, que conquistou entusiastas nos anos 80 e 90 VW Gol GTS: Ícone do mercado de esportivos nacionais, que conquistou entusiastas nos anos 80 e 90](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3o/8v/7t/3o8v7tjidnekif8tihj92e0na.jpg)
Mas como promessa pouca é bobagem, não custa nada sonhar também com a volta do Gol GTS. No próprio Salão, a Volkswagen decidiu expor um exemplar o Gol GTi lançado em 1988. Esse carro foi revolucionário para a época, pois tinha injeção eletrônica de combustível e usava o motor 2.0 do Santana, um modelo muito maior. Hoje não existe a mínima possibilidade de o Gol GTI (a letra “i” passou a ser maiúscula nos anos 1990) voltar ao mercado, pois os parâmetros de GTI para a Volkswagen se elevaram demais. E, num mundo globalizado, já não se permitem concessões para a filial de um determinado país “brincar” com essas letras.
LEIA MAIS: Arrizo 5 mostra que a Caoa Chery quer ser top 10 no Brasil
![Espalhafatoso, o Gol GT conceito mostrado em 2016 foi o primeiro passo para os novos lembrarem o VW Gol GTS Espalhafatoso, o Gol GT conceito mostrado em 2016 foi o primeiro passo para os novos lembrarem o VW Gol GTS](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5g/94/tr/5g94trncr4nr16hnrkhf5ckqu.jpg)
Porém, um Gol GTS é possível e até provável. Para quem não sabe, a história dos esportivos da linha Gol começou com o GTS. E no Salão de São Paulo de 2016 a própria Volks mostrou o conceito de um Gol GT, mas ele era bem espalhafatoso. Como o motor 1.4 é compacto e não tem uma potência exagerada, ele caberia muito bem num futuro Gol GTS. Talvez valha a pena apostar que esse carro surgirá em 2020 ou 2021, na nova geração do Gol.
Polo e Virtus GTS
![Grade em colmeia com a sigla “GTS” no lado direito e uma linha vermelha na parte frontal. Lembra o VW Gol GTS Grade em colmeia com a sigla “GTS” no lado direito e uma linha vermelha na parte frontal. Lembra o VW Gol GTS](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2y/7o/u5/2y7ou5re3sr5l5tihbwfnsm4y.jpg)
Por enquanto, os fãs da marca podem apreciar o Polo e o Virtus GTS. Os carros ficaram muito bonitos, com aquela esportividade discreta, mas representativa, que caracteriza a linha Volkswagen. Os dois conceitos foram pintados de cinza platina, trazem faróis de LED com uma faixa vermelha na grade tipo colmeia e o logotipo “GTS” aplicado do lado direito. Os designers utilizaram tom preto nas soleiras, retrovisores e para-choques.
![O Virtus GTS é a variante sedã do O Virtus GTS é a variante sedã do](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7k/0x/6p/7k0x6pkstvt4hrlv1vv2fvqh2.jpg)
As rodas são diamantadas de 18” com pneus 215/40. A parte traseira do Polo GTS traz um defletor preto brilhante na tampa do porta-malas, semelhante ao utilizado no Volkswagen Arteon R. No Virtus GTS o defletor também é preto, mas fica sobre a tampa do porta-malas.
LEIA MAIS: Toyota vence Honda na disputa de longo prazo
No Polo GTS Concept a saída de escapamento é dupla. Em ambos, as luzes são de LED e as lanternas, escurecidas. Por dentro, o teto, os bancos, as laterais de porta e o painel também são escurecidos. O volante é exclusivo, com acabamento em couro e costuras vermelhas, completado pela sigla “GTS” na base. O vermelho se repete nas molduras da saída de ar e da base da alavanca de câmbio, bem como nos tapetes e nos bancos. De fato se trata do VW Gol GTS dos dias de hoje.