O Chevrolet Equinox foi um dos melhores lançamentos da GM nos últimos anos. Porém, aqui no Brasil, ele nunca teve volume nem preço para se tornar um best-seller. Importado do México, o Equinox agora pode alçar voos maiores, pois ganhou três novas versões com motor 1.5 turbo de 172 cv. Todas eles estão competitivas em preço, qualidade e motorização.
LEIA MAIS: Quem segura a Caoa Chery em 2020?
Além disso, o Chevrolet Equinox passa por uma boa fase também nos EUA, um mercado muito competitivo. Segundo o último ranking divulgado pela Focus2Move (novembro), o Equinox ultrapassou as vendas do Honda Civic. Ele já estava à frente também do Toyota Corolla. Portanto, mesmo sendo um SUV, mostra-se como uma alternativa para os sedãs médios.
Corolla deve passar em breve
No mercado americano, o Chevrolet Equinox ocupa atualmente a oitava posição, com 303.556 vendas de janeiro a novembro. No último mês ele caiu, mas no ano ainda tem alta de 2,8%. Como o Toyota Corolla acabou de ser lançado, é provável que passe tanto o Civic quanto o Equinox nos próximos meses, mas essa disputa americana não deixa de ser inspiradora para a GM do Brasil.
Você viu?
LEIA MAIS: Líder no Brasil, Chevrolet Onix perde para seis rivais no mundo
No mercado brasileiro, o Chevrolet Cruze não consegue mesmo se impor perante os japoneses. Por isso, se a GM conseguir oferecer o Equinox como uma alternativa aos compradores dos sedãs japoneses, existe uma possibilidade de roubar alguns clientes. Afinal, em todos os mercados, os SUVs estão mudando o paradigma de antigos donos de hatches e sedãs.
LEIA MAIS: Chevrolet Onix e Jeep Renegade vão decidir a sorte da GM e da FCA
Por enquanto, o Chevrolet Equinox é apenas o 19º colocado entre os SUVs vendidos no Brasil, com 3.858 vendas até outubro. Ou seja: as vendas do Equinox no Brasil representam apenas 1,3% das vendas do carro nos EUA. Isso mostra o quanto o SUV da GM pode crescer. E também a dura realidade do mercado brasileiro em comparação com o americano.