A briga entre os SUVS compactos ganha um competidor interessante com a chegada do JAC T40. A nova aposta da marca chinesa vem com o objetivo claro de oferecer mais por menos, e o pacote é realmente sedutor. Avaliada em R$ 58.990, a versão Pack 3 - a única disponível no momento - traz câmbio manual, mas possui itens de série capazes de fazer compradores de Renault Sandero e Hyundai HB20X coçarem o queixo.
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O acabamento costuma ser um dos pontos de deslize das marcas chinesas, mas não no JAC T40.
Plástico texturizado de boa qualidade, detalhes cromados e toque macio que imita couro no painel garantem um interior luxuoso. Bom também é o volante revestido com costuras vermelhas, uma leve referência esportiva. No centro, fica um honesto kit multimídia de 8 polegadas com câmera de ré e todas as funções básicas, mas sem aplicativo de navegação (GPS). Além disso, a tela central no quadro de instrumentos é pouco luminosa, e seus dígitos são difíceis de enxergar.
O T40 é o primeiro carro vendido no Brasil com câmera de segurança frontal como item de série. A JAC espera redução no preço do seguro como acontece no exterior, apesar das seguradoras brasileiras ainda não estarem familiarizadas com o recurso. O dispositivo acoplado ao retrovisor filma em looping , e encerra a gravação ao identificar acidentes.
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Apesar do bom espaço interno, ajudado pelo entre-eixos de 2,49m, e de encosto de cabeça e cinto de três pontos para o ocupante do meio, no banco traseiro do T40 o terceiro passageiro fica um pouco apertado, como comprovou a reportagem de iG Carros. Mas o porta-malas de 450 litros também é uma boa provocação aos rivais. Para se ter uma ideia, o T40 traz 95 litros a mais que o Peugeot 2008 (R$ 14 mil mais caro em sua versão básica).
Ao volante do novo SUV
A experiência a bordo do JAC T40 realmente me surpreendeu. Ao longo de um trajeto recheado de curvas sinuosas e subidas nos arredores de Amparo (SP), a única coisa que me remeteu a um carro chinês foi o próprio logotipo da JAC no volante. O motor 1.5 flex rende 127 cv quando abastecido com etanol, e empurra bem crossover de 1.155 kg. Mas nada que emocione. Os engates curtos e precisos, aliados à uma embreagem leve, proporcionam conforto ao SUV. Segundo a fabricante, o T40 acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.
O condutor sentirá segurança para acelerar por conta da boa estabilidade em curvas e dos freios a disco nas quatro rodas. E a suspensão também consegue absorver bem as irregularidades do solo, mas ao passar por buracos, ou obstáculos pelo caminho, chegamos a ouvir batidas secas. Apesar disso, os controles de estabilidade e tração garantem uma viagem tranquila ao evitar derrapagens indesejáveis.
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O JACT40 ganhará versão automática CVT em janeiro do ano que vem, por R$ 5 mil a mais. Se o cliente não fizer questão do kit multimídia e da câmera frontal, poderá optar pela versão Pack 2, que chega em novembro, por R$ 56.990. A JAC Motors espera vender 300 unidades do T40 por mês, e tem planos de nacionalizar o crossover em 18 meses.
Ficha Técnica
Preço: a partir de R$ 56.990
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 127 cv a 6.000 rpm
Torque: 15,7 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: 4,14 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,57 m (altura), 2,49 m (entre-eixos)
Tanque : 42 litros
Porta-malas: 450 litros
0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Vel. Max: 191 km/h