É apresentado o sedã compacto Volkswagen Virtus no Brasil em três versões antes do carro começar a ser vendido, a partir do fim do mês. Os preços partem de R$ 59.990, valor da versão mais em conta com motor 1.6 MSI, de 117 cv, o mesmo que equipa o Polo. Assim como já havia sido revelado anteriormente, a traseira do novo modelo lembra bastante a do novo Jetta, que também acaba de ser mostrado como uma das novidades do Salão de Detroit (EUA), que vai até o próximo dia 28.
LEIA MAIS: VW Virtus é revelado por completo. Começa a chegar às lojas em fevereiro
Na comparação com o Polo, o Vokswagen Virtus tem 9 centímetros a mais de distância entre-eixos, que chega nos 2,65 metros. Além disso, conta com portas traseiras feitas sob medida e um cavernoso porta-malas de 521 litros, o que garante bom espaço tanto para os ocupantes quanto para suas respectivas bagagens. Apesar de se inserir no segmento de compactos, o sedã tem bons 4,48 metros de comprimento por 1,75 m de largura e 1,46 m de altura.
Assim como no Polo, a Volkswagen fez questão de incluir boa dose de sistemas de segurança, o que inclui 4 airbags e, nas versões mais equipadas, itens como bloqueio eletrônico do diferencial XDS e discos de freio que se secam para tornar as frenagens mais eficientes. E na lista de equipamentos de conforto, nas versões TSi, o Virtus vem com saída de ar para os passageiros do banco traseiro, além de controles de estabilidade e tração. Seguindo o mesmo padrão do hatch Polo, o sedã pode ter como opcional o cluster digital e configurável, com tela de TFT de 10,2 polegadas e multimídia de última geração com tela sensível ao toque de 8 polegadas.
LEIA MAIS: Fiat mostra sedã Cronos na Argentina antes do lançamento, no mês que vem
Primeiras impressões e equipamentos
A reportagem de iG Carros teve a oportunidade de conferir as primeiras impresses ao dirigir a versão topo de linha do Virtus, a Highline, com motor 1.0, turbo, de 128 cv e câmbio automático de seis marchas. E concluímos que o carro ficou muito bem acertado e ainda mais equilibrado que o Polo em qualquer situação. O que pode ter contribuído com o bom comportamento dinâmico do sedã deve ter sido a melhor distribuição de peso entre os eixos. Além disso, sentado no banco traseiro, o modelo mostra que pode acomodar cinco ocupantes confortavelmente, sem apertos. Apenas depois de um teste mais aprofundado daremos mais detalhes sobre o novo sedã. Confira a seguir como ficaram os preços e os principais equipamentos.
Virtus 1.6 MSI (R$ 59.990) – Ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, som com entrada USB e Bluetooth, rodas de aço de aro 15 com calotas plásticas, 4 air bags, ancoragem ISOFIX. Opcionais: - Safety Pack por R$ 1.050 (Bloqueio eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa) e Connect Pack por R$ 2.950 (Safety Pack + Composition Touch com App-Connect, volante multifuncional, rodas de liga aro 15" e sensor de estacionamento traseiro.
LEIA MAIS: Honda confirma que City renovado chega ao Brasil no mês que vem
Virtus 1.0 TSI Comfortline (R$ 73.490) - Volante multifuncional, multimídia com duas entradas USB com tela de 5 polegadas sensível ao toque, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos, saída de ar na traseira, direção com regulagens de altura e profundidade, rodas de liga-leve de aro 15, ESP, freios as disco nas 4 rodas. Opcionais: Tech I por R$ 2.200 (shift paddles no volante, entrada sem chave, piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de chuva e iluminação, rodas de liga aro 16" e retrovisor interno fotocrômico) e Tech II por R$ 3.500 (Tech I + indicador de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga, porta-luvas refrigerado, câmera de ré, ar-condicionado digital).
Virtus 1.0 TSI Highline (R$ 79.990) - partida por botão, hastes atrás do volante para trocas de marca sequenciais, porta-luvas refrigerado, ar-condicionado digital, rodas de liga-leve de aro 16, luz diurna de LED. Opcionais: Tech pack por R$ 3.300 (painel digital com tela TFT de 10,2", Discover Media de 8" com GPS, detector de fadiga, frenagem automática pós-colisão, câmera de ré, sensor de chuva e iluminação e sensor de estacionamento dianteiro), rodas de liga aro 17" ((R$ 1.200), banco do passageiro dianteiro rebatível (R$ 300) e revestimento dos bancos em couro sintético (R$ 800).