Começa a ser vendida a linha 2019 do compacto Ka com várias novidades que devem deixar o modelo com mais apelo na briga pelo primeiro lugar entre os compactos. O Ford Ka 2019 recebe retoques discretos no visual, o que inclui apenas novos detalhes nos para-choques, faróis e lanternas, além de novos jogos de rodas.
LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle encara linha 2019 de Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X
A principal mudança no Ford Ka 2019 fica por conta das versões equipadas com o novo motor 1.5, de três cilindros, que pode funcionar com câmbio automático de seis marchas, assim como acontece com o SUV EcoSport. Trata-se de um dos melhores motores disponíveis atualmente, capaz de render 137 cv e 16,2 kgfm de torque com apenas etanol no tanque.
Além disso, complementando as novidades no conjunto mecânico, a Ford passa a disponibilizar um novo câmbio manual, de cinco marchas, que é 40 kg mais leve que o anterior. Ainda entre as vantagens também merecem destaque a marcha à ré sincronizada e as três primeiras marchas com dupla sincronização, o que facilita os engates e ajuda a reduzir o nível de ruído.
O foco foi no acerto tanto da parte mecânica quanto na estrutura. Portanto, o Ka 2019 também passa a ter novo ajuste de suspensão, ligeiramente mais rígida para deixar o carro mais estável nas curvas. Seguindo essa linha mais esportiva, a direção elétrica ficou mais direta. Mais detalhes a reportagem de iG Carros dará a seguir nas primeiras impressões ao dirigir a novidade.
LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle traz modernidade e sofisticação aos compactos
Apenas para se ter uma ideia do desempenho do Ka 1.5 com novo motor, diz a Ford que a versão automática pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e fazer até 18,5 km/l com gasolina no tanque.
Para aumentar o nível de segurança do Ka, as colunas receberam reforços estruturais e a rigitez torcional subiu 5,3 % no caso do hatch e 9,2 % no sedã, de acordo com dados da fabricante. São itens que também deverão contribuir na briga acirrada com rivais como Chevrolet Onix e Hyndai HB20.
Preços e equipamentos
Por dentro, a principal novidade do Ford Ka 2019 fica por conta da central multimídia SYNC 3, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, também vinda do EcoSport. Vem com compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto, além de duas entradas USB, uma delas para carregamento do aparelho celular.
LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle com câmbio automático parte de R$ 67.990
Outra mudança importante recai sobre os pacotes de equipamentos. No caso da topo de linha Titanium agora há bancos de couro e partida por botão. Entre os opcionais, destacam-se seis airbags, câmera de ré, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Confira abaixo como ficaram os preços e os principais equipamentos de cada versao do Ford Ka 2019.
S 1.0 hatch MT $45.490 - airbags frontais, freios com ABS, Isofix, ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, banco traseiro bipartido, computador de bordo e rodas de aço de 14 polegadas.
SE hatch 1.0 MT R$45.990
SE sedã 1.0 MT: R$49.990 Itens do Ka S, mais rádio, My Ford Dock (suporte para celular sobre o painel) e maçanetas e retrovisores na cor do veículo.
Você viu?
SE hatch 1.5 MT - R$51.990
SE sedã 1.5 MT - R$55.490
SE hatch 1.5 AT - R$56.490
SE sedã 1.5 AT - R$59.990 - Itens do Ka S, mais rádio, My Ford Dock (suporte para celular sobre o painel) e maçanetas e retrovisores na cor do veículo.
S E Plus 1.0 hatch 1.0 MT - R$48.490
SE Plus sedã 1.0 MT - R$51.990
SE Plus 1.0 hatch 1.5 MT - R$54.490
SE Plus 1.0 sedã 1.5 MT - R$57.990
SE Plus 1.5 hatch 1.5 AT - R$58.990
SE Plus 1.5 sedã 1.5 AT - R$62.490 - Pacote SE, mais central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, 2 entradas USB, sensor de estacionamento, vidro elétrico traseiro, faróis de neblina, retrovisores elétrico e roda de aço de 15 polegadas.
SEL 1.5 sedã MT – R$ 65.990
FreeStyle hatch 1.5 AT -R$ 67.990
Titanium hatch AT 1.5 – 68.990
Titanium sedã AT 1.5 – R$ 70.990 - Adiciona aos itens das versões SEL/Freestyle os bancos em couro e partida sem chave.