O VW Gol 1.6 automático é um sonho antigo da marca alemã que acaba de se concretizar no Brasil. Por muitos anos, tanto o hatch quanto o irmão Voyage apareciam apenas com câmbio automatizado I-Motion e o antigo motor 1.6 8V. A partir de agora, a VW passa a optar pela unidade 16V que já equipa Polo e Virtus para a versão automática. Os preços do Gol começam em R$ 54.850, enquanto o Voyage parte de R$ 59.990.
LEIA MAIS: VW Jetta é flagrado em testes antes da estreia
Com o novo conjunto mecânico que foi apresentado no Golf MSI em 2016, a dupla passa a entregar 120 cv de potência e 16,8 mkgf de torque a 4.000 rpm. Apesar da chegada do VW Gol 1.6 automático , bem como o Voyage, a marca alemã continua disponibilizando as versões 1.0 e 1.6 8V, todas com câmbio manual. Isso marca, também, o fim dos modelos automatizados I-Motion. Hoje em dia, resta apenas o Up! I-Motion, que também não vai deixar de ser oferecido, de acordo com o que apurou a reportagem de iG Carros.
Os modelos serão vendidos com duas opções de central multimídia: Discovery (R$ 2 mil) e Composition (R$ 2,1 mil). O pacote Urban (R$ 3 mil) acrescenta alarme, chave canivete, rodas de liga leve, faróis de neblina, ajuste de altura e profundidade do volante e sensor de estacionamento traseiro.
A dupla chega com grandes expectativas por parte da Volkswagen. A marca estima que as vendas deverão representar cerca de 20% do mix de vendas do Gol e até 30% no caso do Voyage. As versões automáticas também miram as vendas para público PCD, cujas vendas subiram 20% entre janeiro e junho de 2018, comparado ao mesmo período de 2017, de acordo com informações da fabricante.
Você viu?
LEIA MAIS: Veja 5 tecnologias que vão mudar o futuro dos carros
Um dos planos da Volkswagen é enxugar a linha Gol e Voyage da mesma maneira que aconteceu com o Fox. Anteriormente, haviam mais de 400 combinações possíveis. A partir de agora, passam a existir apenas 30.
Mais automáticos
Quase junto com o Gol e Voyage com motor 1.6 e câmbio automático outra dupla da Volkswagen passou a estar disponível com o mesmo conjunto mecânico, a partir da semana passada. Trata-se de um sinal de que esse tipo de transmissão tem sido cada vez mais bem aceita em todos os segmentos por oferecer boa dose de conforto no anda-e-para do trânsito das grandes cidades do Brasil.
LEIA MAIS: Andamos no Ford Ka Sedan 2019, na inédita versão Titanium
Com a gama completa de modelos automáticos, agora a Volkswagen passa a ter concorrer diretamente com modelos como Toyota Yaris CVT. As versões 1.6 MSI com câmbio automático de seis marchas da dupla Polo e Virtus, com o mesmo conjunto mecânico do VW Gol 1.6 automático , miram o sucesso dos concorrentes.