Quando criança, gostava de tirar os carrinhos do meu autorama dos trilhos da pista para colocá-los na terra - o pavor de qualquer pai que desembolsou uma fortuna por um desses nos anos 90. É natural, ainda mais nos dias conectados de hoje, que busquemos refúgio na natureza como uma escapatória da ansiedade e correria da vida urbana no asfalto. Se você, assim como eu, conta os dias para um final de semana no sítio, o Mitsubishi Pajero Sport pode ser o modelo certo.
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Espaçoso e versátil, o SUV importado da Tailândia foi moldado em barro para famílias grandes. No Brasil, terá que bater de frente com dois veteranos de público muito engajado: Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Até o momento, o modelo japonês é o destaque nacional, com 3.254 unidades vendidas em três meses. O Trailblazer, por sua vez, vende três vezes menos. Em um segmento de tantos contrastes, onde o Mitsubishi Pajero Sport terá que atuar?
Antes de tudo, seu visual causou muita polêmica durante o Salão do Automóvel 2018. Não por conta da frente, que possui linhas harmoniosas e modernas, mas sim pela traseira com lanternas verticais e um parachoque pouco protuberante. Um amigo chegou a apontar, dizendo que o Pajero Sport parecia um híbrido Toyota Prius.
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Exageros à parte, o modelo da Mit foi responsável pelo primeiro passo da categoria nos caminhos da modernização. Neste momento, ela caminha bem à frente das rivais. Ainda que a Pajero não tenha fechamento automático do porta-malas - que aparece na versão Diamond da SW4 - conta com controle de cruzeiro adaptativo para a estrada.
Além disso, a terceira fileira de bancos pode ser perfeitamente escondida abaixo do assoalho para liberar um bom porta-malas de 971 litros. No caso da SW4, os bancos ficam dobrados na lateral, roubando muito do espaço para bagagem.
Em todos os modelos, a terceira fileira de bancos serve apenas para crianças pequenas. Quando, eventualmente, um adulto for de “Zéquinha” por lá, terá os seus meniscos esmagados. De qualquer forma, o conforto estará garantido na Pajero Sport, uma vez que conta com saídas de ar com seletor de intensidade para os ocupantes do banco traseiro.
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Os bancos do Pajero Sport são muito confortáveis, com regulagens elétricas de encosto e assento. Entretanto, fica devendo ajuste de lombar para o motorista e regulagens elétricas para o passageiro. Por R$ 265.990, é uma ausência difícil de entender.
Moldado em barro
Para o nosso trajeto, a Mitsubishi preparou um roteiro de Mogi Guaçu, no interior de SP, até Poços de Caldas (MG). Asfalto? Nada disso. A maior parte do roteiro foi no off-road, onde pudemos comprovar a eficácia do motor 2.5 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque.
É o mesmo propulsor da L200 Triton Sport,
porém, acoplado ao câmbio automático Invecs, de oito marchas. De acordo com a Mitsubishi, este arranjo foi composto para entregar alto torque em baixas rotações, sem abrir mão da economia de combustível. O bloco é feito de alumínio, mais leve e eficiente.
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O Pajero Sport é valente e perseverante, com disposição para enfrentar o desafio no fora de estrada. Há um bom seletor de quatro modos de condução, sendo que os dois últimos disponibilizam até cinco opções de terreno. O modo 4x2 deve ser utilizado em vias públicas para suavizar o desempenho do SUV. De fato, o Pajero Sport se comporta de forma plena no asfalto, evitando batidas secas na suspensão.
O modo 4x4 foi concebido para estradas irregulares, ou até mesmo serras e asfalto molhado. Neste caso, a tração é alternada entre os eixos. Para superfícies de baixa aderência, há o modo 4x4 com bloqueio do diferencial central. Isso desbloqueia outras quatro ramificações que podem ser escolhidas, dependendo do terreno: cascalho, neve, lama e areia. O último modo, 4x4 com marcha reduzida, libera a ramificação para enfrentar pedras e subidas íngremes.
O Mitsubishi Pajero Sport (R$ 265.990) elevou o que se espera de um utilitário dessa categoria. Sendo um modelo mais moderno que o SW4 Diamond (R$ 270.374), vale a pena apostar no novo SUV da marca do diamante. Ao menos enquanto as rivais não se reinventarem. Confira o vídeo abaixo.
Ficha técnica
Motor: 2.4, turbodiesel
Potência: 190 cv a 3.500 rpm
Torque: 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão: automático, oito velocidades
Suspensão: Independente (dianteira), eixo rígido (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Pneus: 265/60 R18
Porta-malas: 502 litros (5 lugares), 115 litros (7 lugares)
0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Vel. Máx: 190 km/h
Consumo: 9,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada