Mitsubishi Eclipse Cross vem sempre com o mesmo motor 1.5 turbo
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Mitsubishi Eclipse Cross vem sempre com o mesmo motor 1.5 turbo

A Mitsubishi anunciou reduções gerais de preços na gama do Eclipse Cross. Com descontos de até R$ 29 mil, a linha passou a partir de R$ 169.990 e chega a R$ 219.990, valores que os deixaram mais competitivo no acirrado segmento dos SUVs médios.

Confira a tabela de preços atual, a anterior e os respectivos descontos:

Eclipse Cross GLS

R$ 169.990 (era R$ 195.990) - R$ 26 mil a menos

Eclipse Cross HPE 

R$ 185.990 (era R$ 210.990) - R$ 25 mil a menos

Eclipse Cross HPE-S

R$ 204.990 (era R$ 231.990) - R$ 27 mil a menos

Eclipse Cross HPE-S S-AWC

R$ 214.990 (era R$ 242.990) - R$ 28 mil a menos

Eclipse Cross HPE-S Sport 

R$ 209.990 (era R$ 237.990) - R$ 28 mil a menos

Eclipse Cross HPE-S Sport S-AWC Sport

R$ 219.990 (era R$ 248.990) - R$ 29 mil a menos

Entre as novidades, a linha 2024 do SUV tem mais opções de cores dos revestimentos de couro que recobrem bancos, parte das portas e do apoio de braço/porta-objetos entre os bancos da frente. Com exceção do Eclipse Cross GLS, a versão de entrada, todas as demais configurações têm ajustes elétricos dos bancos dianteiros e aquecimento de ambos. Ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave e freio eletrônico (com auto hold) são outros itens de fábrica. 

Todos os modelos utilizam o mesmo motor 1.5 turbo de 165 cv de potência a 5.500 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Padrão para todas as configurações, o câmbio automático do tipo CVT tem oito marchas simuladas. A tração pode ser dianteira ou integral (S-AWC), que distribui a força automaticamente entre os eixos e tem três modos de condução: auto, snow (neve) e gravel (cascalho). 

As versões mais caras podem vir com tração integral do tipo adaptativa
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As versões mais caras podem vir com tração integral do tipo adaptativa

Além disso, a garantia se destaca por ser de cinco anos, uma cobertura ainda incomum no segmento, onde é oferecida por rivais de peso, tais como Toyota e Caoa Chery, por exemplo.

Como se compara ao líder do segmento

A redução geral de valores deixou o Eclipse Cross mais competitivo. Líder da categoria dos SUVs médios, o Jeep Compass 1.3 turbo  tem preços entre R$ 178.590 e R$ 240.990 . Se o comprador fizer questão da tração integral, terá que passar aos mais lentos modelos 2.0 turbodiesel, que saem por valores entre R$ 239.590 e R$ 260.490 - ainda há o híbrido plug-in 4xe , mas ele parte de R$ 347.300 e está em outro nicho.

Só que o Mitsubishi perde em alguns fatores, exemplo do desempenho inferior, uma vez que o Compass tem peso equivalente e, para completar, conta com propulsor 1.3 turbo flex de 185/180 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm (etanol/gasolina), sempre com caixa automática de seis marchas.

Mesmo as versões com tração integral do Eclipse Cross vão de zero a 100 km/h em longos 11,4 segundos (a despeito da menor aderência nas arrancadas, as configurações "dianteiras" fazem o mesmo em 11,1 s, talvez ajudadas pelo peso 33 kg mais leve) e chegam aos 195 km/h, enquanto o Compass faz o mesmo em 9,4/9,8 s e alcança 206/203 km/h (etanol/gasolina) - dados divulgados pelos fabricantes.

Alguns pontos estão datados, exemplo do painel de instrumentos analógico e da central JBL
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Alguns pontos estão datados, exemplo do painel de instrumentos analógico e da central JBL

O consumo de gasolina não é muito diferente. De acordo com o Inmetro, o Jeep faz 10,4 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, números que passam a 10,9 km/l e 11,9 km/l no Mitsubishi. O Compass também conta com a opção de usar etanol, combustível que derruba a média para 7,1 km/l no circuito urbano e 8,8 km/l no rodoviário.

Por outro lado, o espaço interno para pessoas e bagagens é melhor no japonês, que tem 4,54 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 473 litros de capacidade volumétrica no porta-malas. Já o líder mede 4,40 m, 2,63 m e 410 l - a marca fala em 476 l, mas isso é creditado ao fato do padrão de medida ter deixado de ser feito com bloquinhos, passando a ser aferido com água. Além disso, o Mitsubishi permite reclinar os bancos traseiros. 

Versão Limited do Compass é bem completa, mas é mais cara do que o Eclipse Cross top
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Versão Limited do Compass é bem completa, mas é mais cara do que o Eclipse Cross top

Quanto aos itens, as versões mais caras de ambos têm opção de sistemas avançados de auxílio de condução, incluindo frenagem automática, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, para citar três. No entanto, eles vem de série no Eclipse Cross na configuração HPE-S (R$ 204.990) para cima. Já o Compass oferece todos esses de fábrica apenas na Limited (R$ 215.890). Entre as exclusividades eletrônicas, o Mitsubishi traz ainda o útil sistema de prevenção de aceleração involuntária em manobras, que reduz a chance de atingir obstáculos a até 10 km/h.

O Eclipse Cross perde um pouco pelo uso de quadro de instrumentos analógico datado - algo que é compensado pela oferta de head-up display a partir da HPE (R$ 185.990) -, lembrando que o Compass só tem painel digital de série a partir da configuração Limited. Ambos acabam se diferenciando mais pelo nível de conectividade, uma vez que as centrais multimídias do Jeep são bem mais avançadas do que a JBL de 7 polegadas usada pelo Mitsubishi, uma vez que têm Apple CarPlay e Android Auto sem fio e interface muito atraentes, além de contarem com telas entre 8,4"e 10,1" - a maior vem na opção Longitude para cima (R$ 192.390).

No geral, o Mitsubishi 2024 está com preços bem agressivos e, somado a isso, compensa o desempenho e conectividade inferiores ao oferecer tração integral, mais espaço e pacote de itens mais condizente.  


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