A Mitsubishi anunciou reduções gerais de preços na gama do Eclipse Cross. Com descontos de até R$ 29 mil, a linha passou a partir de R$ 169.990 e chega a R$ 219.990, valores que os deixaram mais competitivo no acirrado segmento dos SUVs médios.
Confira a tabela de preços atual, a anterior e os respectivos descontos:
Eclipse Cross GLS
R$ 169.990 (era R$ 195.990) - R$ 26 mil a menos
Eclipse Cross HPE
R$ 185.990 (era R$ 210.990) - R$ 25 mil a menos
Eclipse Cross HPE-S
R$ 204.990 (era R$ 231.990) - R$ 27 mil a menos
Eclipse Cross HPE-S S-AWC
R$ 214.990 (era R$ 242.990) - R$ 28 mil a menos
Eclipse Cross HPE-S Sport
R$ 209.990 (era R$ 237.990) - R$ 28 mil a menos
Eclipse Cross HPE-S Sport S-AWC Sport
R$ 219.990 (era R$ 248.990) - R$ 29 mil a menos
Entre as novidades, a linha 2024 do SUV tem mais opções de cores dos revestimentos de couro que recobrem bancos, parte das portas e do apoio de braço/porta-objetos entre os bancos da frente. Com exceção do Eclipse Cross GLS, a versão de entrada, todas as demais configurações têm ajustes elétricos dos bancos dianteiros e aquecimento de ambos. Ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave e freio eletrônico (com auto hold) são outros itens de fábrica.
Todos os modelos utilizam o mesmo motor 1.5 turbo de 165 cv de potência a 5.500 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Padrão para todas as configurações, o câmbio automático do tipo CVT tem oito marchas simuladas. A tração pode ser dianteira ou integral (S-AWC), que distribui a força automaticamente entre os eixos e tem três modos de condução: auto, snow (neve) e gravel (cascalho).
Além disso, a garantia se destaca por ser de cinco anos, uma cobertura ainda incomum no segmento, onde é oferecida por rivais de peso, tais como Toyota e Caoa Chery, por exemplo.
Como se compara ao líder do segmento
A redução geral de valores deixou o Eclipse Cross mais competitivo. Líder da categoria dos SUVs médios, o Jeep Compass 1.3 turbo tem preços entre R$ 178.590 e R$ 240.990 . Se o comprador fizer questão da tração integral, terá que passar aos mais lentos modelos 2.0 turbodiesel, que saem por valores entre R$ 239.590 e R$ 260.490 - ainda há o híbrido plug-in 4xe , mas ele parte de R$ 347.300 e está em outro nicho.
Só que o Mitsubishi perde em alguns fatores, exemplo do desempenho inferior, uma vez que o Compass tem peso equivalente e, para completar, conta com propulsor 1.3 turbo flex de 185/180 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm (etanol/gasolina), sempre com caixa automática de seis marchas.
Mesmo as versões com tração integral do Eclipse Cross vão de zero a 100 km/h em longos 11,4 segundos (a despeito da menor aderência nas arrancadas, as configurações "dianteiras" fazem o mesmo em 11,1 s, talvez ajudadas pelo peso 33 kg mais leve) e chegam aos 195 km/h, enquanto o Compass faz o mesmo em 9,4/9,8 s e alcança 206/203 km/h (etanol/gasolina) - dados divulgados pelos fabricantes.
O consumo de gasolina não é muito diferente. De acordo com o Inmetro, o Jeep faz 10,4 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, números que passam a 10,9 km/l e 11,9 km/l no Mitsubishi. O Compass também conta com a opção de usar etanol, combustível que derruba a média para 7,1 km/l no circuito urbano e 8,8 km/l no rodoviário.
Por outro lado, o espaço interno para pessoas e bagagens é melhor no japonês, que tem 4,54 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 473 litros de capacidade volumétrica no porta-malas. Já o líder mede 4,40 m, 2,63 m e 410 l - a marca fala em 476 l, mas isso é creditado ao fato do padrão de medida ter deixado de ser feito com bloquinhos, passando a ser aferido com água. Além disso, o Mitsubishi permite reclinar os bancos traseiros.
Quanto aos itens, as versões mais caras de ambos têm opção de sistemas avançados de auxílio de condução, incluindo frenagem automática, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, para citar três. No entanto, eles vem de série no Eclipse Cross na configuração HPE-S (R$ 204.990) para cima. Já o Compass oferece todos esses de fábrica apenas na Limited (R$ 215.890). Entre as exclusividades eletrônicas, o Mitsubishi traz ainda o útil sistema de prevenção de aceleração involuntária em manobras, que reduz a chance de atingir obstáculos a até 10 km/h.
O Eclipse Cross perde um pouco pelo uso de quadro de instrumentos analógico datado - algo que é compensado pela oferta de head-up display a partir da HPE (R$ 185.990) -, lembrando que o Compass só tem painel digital de série a partir da configuração Limited. Ambos acabam se diferenciando mais pelo nível de conectividade, uma vez que as centrais multimídias do Jeep são bem mais avançadas do que a JBL de 7 polegadas usada pelo Mitsubishi, uma vez que têm Apple CarPlay e Android Auto sem fio e interface muito atraentes, além de contarem com telas entre 8,4"e 10,1" - a maior vem na opção Longitude para cima (R$ 192.390).
No geral, o Mitsubishi 2024 está com preços bem agressivos e, somado a isso, compensa o desempenho e conectividade inferiores ao oferecer tração integral, mais espaço e pacote de itens mais condizente.