O Mitsubishi Eclipse Cross nunca foi um sucesso de vendas, atrapalhado por conta do visual controverso na sua chegada e os preços elevados. Sua trajetória no mercado está próxima do fim, segundo o CEO da Mitsubishi na África do Sul.
Em uma entrevista para o site “Carmag”, Thato Magasa explicou os planos para a Mitsubishi no país. Eles passam por um carro de sete lugares inteiramente novo, provavelmente um SUV médio- compacto produzido a partir da plataforma do ASX / Outlander Sport e da minivan Xpander .
No país africano, o carro que conhecemos como Outlander Sport deverá ser substituído pelo novo SUV XForce . No entanto, o novo utilitário deve ser oficialmente revelado dentro de dois anos , ou seja, o Eclipse Cross pode respirar aliviado por mais algum tempo.
A novidade deve superar os 4,5 m de comprimento do atual Eclipse Cross , mas os maiores Mitsubishis em comprimento não passam de 4,7 metros.
Ainda é cedo para falarmos em motorização. O que é certo é que o fabricante oferece motores 1.5 em duas versões. A mais interessante é a 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm , o propulsor que equipa o próprio Eclipse Cross . Mas também há o 1.5 aspirado de 105 cv que equipa o novo Xforce , uma variante pouco potente para levar um SUV de sete lugares desse tamanho.
No Brasil, a representante da Mitsubishi ainda não confirmou o lançamento do Xforce , mas o carro pode ser oferecido por aqui, assim como o futuro SUV de sete lugares .
Uma alternativa interessante poderia ser a minivan Xpander , já que o segmento promete ganhar uma sobrevida com o Citroën C3 Aircross e a Chevrolet Spin renovada. Por ora, nada está certo.