Visualmente idêntico ao novo BMW X2, o BMW iX2 segue a mesma receita aplicada aos BMW X1 e iX1.
Divulgação/BMW
Visualmente idêntico ao novo BMW X2, o BMW iX2 segue a mesma receita aplicada aos BMW X1 e iX1.

A BMW apresentou a segunda geração do X2, SUV cupê derivado do X1, mas que tem estilo bem diferente. A versão elétrica iX2 também já fez a sua estreia e se encaixa no projeto de eletrificação da empresa alemã. Ambos serão lançados globalmente a partir de março de 2024. Embora a marca tenha fábrica nacional em Araquari, Santa Catarina, ela não produziu a geração anterior do modelo no Brasil, ainda não se sabe se será diferente com o novo.

Se o X2 original mais parecia um hatch, o atual se aproximou mais de um "mini X4". Com ares mais enfezados, os faróis de LEDs são exclusivos e fazem par com a grade hexagonal - ela parece ainda maior com o aplique preto e há opção de contornos iluminados. Os para-lamas ressaltados intensificam o jeito musculoso do perfil, enquanto o recorte das janelas manteve o aplicado na geração original, acentuando o ar de SUV cupê.

A traseira aposta em lanternas com visual "dentado" na parte inferior, onde aparecem os LEDs em formato de "Y" deitado, algo que lembra um pouco o conjunto usado por alguns Chevrolet, mas nada que comprometa o estilo. Um spoiler integrado de fibra de carbono e os escapes de 10 centímetros de diâmetro - elementos que fazem parte do pacote M Sport. Não deixe de optar por ele. 

O pacote M Sport inclui um belo aerofólio e também saídas de escape robustas
Divulgação/BMW
O pacote M Sport inclui um belo aerofólio e também saídas de escape robustas

Além de bonito, o X2 tem coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0.25, baixíssimo para um SUV.

Interior de X1

Ao entrar no novo X2, nota-se um ar idêntico ao seu irmão X1 de nova geração. Ambos compartilham um conjunto de um display curvo: de 10,25 polegadas para os instrumentos e 10,7" sensível ao toque para o sistema multimídia - ainda há um refinado head-up display. Essas telas são altamente interativas e, no novo BMW iDrive, a navegação permanece visível no menu para facilitar o uso. Há uma série de recursos inteligentes, como a capacidade de salvar locais onde o motorista abaixa o vidro, como por exemplo em um shopping ou em casa, e até mesmo um controle de voz com um senso de humor peculiar que pergunta: “O que você acha da Mercedes?”, seguido pela resposta: “Oh, eles fazem carros muito bons, mas aqui nos divertimos muito mais dirigindo!”.

Se por fora é bem diferente do X1, por dentro, as semelhanças são maiores
Divulgação/BMW
Se por fora é bem diferente do X1, por dentro, as semelhanças são maiores

Dimensões: 

O BMW X2 cresceu em relação à geração anterior: com 4,55 metros de comprimento, 19,4 cm a mais, 1,84 m de largura, 2,1 cm mais largo e 1,59 m de altura, 6,4 cm maior. Isso beneficia tanto o espaço interno quanto a capacidade de carga, variando de 525 a 1.400 litros, dependendo da versão do modelo.

A sensação de que o X2 ficou maior não é à toa
Divulgação/BMW
A sensação de que o X2 ficou maior não é à toa

Versão elétrica

A grande novidade é a variante totalmente elétrica iX2 xDrive30. Com um motor em cada eixo, o iX2 tem 313 cv e vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, 0,2 s a menos que o Honda Civic Type R. Segundo a marca, o alcance é de 449 km (padrão WLTP). 

A marca afirma que uma segunda opção elétrica vai ser lançada até meados do ano que vem, o que pode indicar uma configuração mais barata e menos potente, talvez apenas com tração dianteira. 

Essa opção de eletrificação se junta a três variantes do X2 equipadas com motores a combustão e um módulo híbrido de 48 volts. A linha se inicia com o X2 sDrive18d, que é movido por um motor diesel de 150 cv, seguido pelo X2 sDrive20d, com 163 cv, ambos 2.0 turbo. A BMW também já adiantou que uma nova configuração diesel está a caminho.

Sem muitas diferenças estéticas em relação ao X2, o iX2 terá mais uma versão no futuro
Divulgação/BMW
Sem muitas diferenças estéticas em relação ao X2, o iX2 terá mais uma versão no futuro

Para aqueles que preferem motores a gasolina, a gama inclui duas opções do X2 com propulsor 1.5 turbo tricilíndrico: sDrive18i, com 136 cv, o X2 sDrive20i, que oferece 170 cv. 

Além deles, há o potente M35i xDrive com tração nas quatro rodas, alimentado por um motor 2.0 turbo de quatro cilindros que entrega 300 cv. Ele é ainda mais rápido que o iX2 e faz a prova de 0 a 100 km/h em 5,4 s.

O BMW X2 será apresentado ainda em outubro no Salão do Japão, e estará disponível em três opções: 1.5 turbo, com sistema híbrido-leve, e a 2.0 turbo, com a versão esportiva - a M35i, que tem a potência de 317 cv, suspensão adaptativa e freio de cerâmica. 


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