Tiguan retorna com visual inspirado no Golf que não tivemos no Brasil
Divulgação
Tiguan retorna com visual inspirado no Golf que não tivemos no Brasil

A Volkswagen divulgou oficialmente a chegada do novo Tiguan Allspace no mercado brasileiro. Ausente desde outubro de 2021 , o maior SUV da marca no país retorna com visual atualizado e versão única .

O modelo tem preço sugerido de R$ 278.990 . São cinco as opções de cores: Branco Puro (sólida), Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic (metálicas) e Preto Mystic (Perolizada).

O motor  1.4 TSI deu lugar ao 2.0 TSI , que entrega 186 cv de potência e 30 kgfm de torque , bem mais do que os 150 cv e 25,5 kgfm do modelo anterior, mas não chega aos 220 cv e 35,7 kgfm do R-Line de antes. O câmbio é automático de oito velocidades . Dados de aceleração e velocidade máxima não foram divulgados.

Além da mecânica, a principal novidade em relação ao carro entre 2018 e 2021 é a nova dianteira, com linhas mais esportivas e agressivas, inspiradas pela oitava geração do Volkswagen Golf .

Os faróis contam com a tecnologia IQ.Light , enquanto a grade cromada ostenta o emblema “R”, denunciando a versão mais esportiva do SUV.

Desenho traseiro apresentou apenas leves atualizações
Divulgação
Desenho traseiro apresentou apenas leves atualizações

Na traseira, o desenho é muito similar ao Tiguan de outrora. O para-choque traz um novo desenho, e traz detalhes em preto brilhante e novas ponteiras de escape. As lanternas receberam uma nova assinatura de LED, enquanto a tampa do porta-malas exibe o novo logotipo e o nome Tiguan logo abaixo.

Internamente, o Tiguan Allspace oferece com painel de instrumentos de 10,25 polegadas e central multimídia de 8” , que inclui conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio , câmera de ré, controles ativados por comando de voz e também permite o controle da iluminação ambiente da cabine, com 30 opções de cores.

Interior do novo Tiguan se assemelha ao modelo anterior
Divulgação
Interior do novo Tiguan se assemelha ao modelo anterior

Os bancos são revestidos de couro e oferecem ajustes elétricos e memória para o motorista, além da opção de climatização. O volante também é revestido com o mesmo material e conta com aquecimento e também borboletas para as trocas de marcha.

O Tiguan ainda é equipado com ar-condicionado digital de três zonas , permitindo que os ocupantes do banco traseiro configurem a temperatura ao seu gosto. O único opcional oferecido no SUV será o teto solar panorâmico , algo explicável, pois muitos compradores que desejam blindar o carro podem deixar de lado o item. 

Em termos de segurança, a principal novidade do Tiguan é o Travel Assist , sistema de condução semiautônoma de nível 2 . A função combina controle de cruzeiro adaptativo com função Stop and Go (que acompanha o trânsito) e assistente de permanência em faixa.

Volkswagen Tiguan retorna após um ano de ausência
Divulgação
Volkswagen Tiguan retorna após um ano de ausência

Além disso, o Tiguan Allspace traz frenagem autônoma de emergência, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro. Os itens de segurança são complementados pelos controles de tração e estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), frenagem automática pós-colisão, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico de diferencial.

Um item que sempre esteve presente no Tiguan é o Park Assist , que retorna na linha 2023. O sistema auxilia o motorista a estacionar em vagas perpendiculares e paralelas.

Em dimensões, o Tiguan mede 4,72 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,66 m de altura e tem 2,79 m de distância entre-eixos. A terceira fileira de bancos comporta duas pessoas, mas vale lembrar que esse tipo de carro é sempre considerado um 5+2, ou seja, leva bem cinco ocupantes e dois extras atrás, mas sem conforto para adultos ou viagens longas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!