Fastback Abarth tem visual um pouco mais agressivo e conta com calibração mais esportiva do conjunto mecânico
Divulgação/Stellantis
Fastback Abarth tem visual um pouco mais agressivo e conta com calibração mais esportiva do conjunto mecânico

A Stellatis finalmente anunciou a chegada da versão Abarth do Fastback , que oferece visual mais esportivo, aceleração mais veloz e modificações no acerto dinâmico em comparação ao Fastback vendido sob a marca Fiat . A novidade chega por R$ 159.990 , R$ 10 mil a mais que o Pulse Abarth e obrigou um reposicionamento das demais versões do modelo .

Por se tratar de um carro com pretensões esportivas , nada mais justo que começar com a parte mecânica. O Fastback Abarth é equipado com o motor T270 1.3 turboflex de 185/180 cv no etanol/gasolina e torque de 27,5 kgfm , disponíveis já a 1.750 giros. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 7,6 segundos , ou seja, 0,5 segundos mais rápido do que na versão “Limited Edition” comercializada com os logotipos Fiat.

Segundo a Stellantis , essa aceleração mais veloz se dá por conta de uma nova calibração no motor e no câmbio , que agora realiza trocas de forma mais rápida. Por falar na transmissão, ela é automática de seis velocidades , e conta com borboletas atrás do volante para trocas manuais .

As modificações exclusivas do Abarth ainda incluem rodas de 18 polegadas que além de um novo desenho, estão mais largas (7,5” contra 7” do modelo “comum”), entretanto, os pneus mantêm a medida 215/45 R18 .

Traseira recebeu novo detalhe no para-choque e aerofólio, arcos de roda e saias laterais agora são pintados na cor do carro
Divulgação/Stellantis
Traseira recebeu novo detalhe no para-choque e aerofólio, arcos de roda e saias laterais agora são pintados na cor do carro

A Abarth ainda afirma que o sistema de escape foi modificado e além da saída dupla , agora emite um ronco mais esportivo . A geometria da suspensão dianteira foi modificada e recebeu amortecedores hidráulicos do tipo telescópico, e a altura do carro foi rebaixada em 5 mm em relação ao Fastback comum. As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores mais estáveis. 

Assim como no Pulse Abarth , o Fastback traz três modos de condução: Normal, Manual e Poison . Esse último modo é acionado por um botão vermelho no volante, e aumenta a carga da direção, distribui o torque nas rodas durante as curvas, faz o câmbio trocar as marchas de forma mais veloz e torna os controles de tração e estabilidade mais permissivos .

Ao contrário do Pulse, Fastback não traz os tradicionais adesivos da Abarth na base das portas
Divulgação/Stellantis
Ao contrário do Pulse, Fastback não traz os tradicionais adesivos da Abarth na base das portas

Visualmente, o Abarth se destaca pelos logotipos com a marca do escorpião e pelos detalhes em vermelho na roda e nos para-choque dianteiro e o filete em acabamento que imita fibra de carbono que percorre a parte superior dos faróis. 

A traseira é a seção que abriga mais diferenças em comparação ao Fiat Fastback . O para-choque ganhou um novo desenho na base para abrigar as novas saídas de escape. Mais acima, a principal novidade é o aerofólio traseiro, que melhora a aerodinâmica do modelo, segundo a Stellantis.

Internamente, o volante é exatamente o mesmo utilizado pelo Pulse Abarth (e que já foi substituído em toda linha Fiat). O revestimento dos bancos é em couro ecológico na cor preta e conta com costuras vermelhas . O teto também conta com acabamento na cor preta.

Interior do Fastback Abarth não foge muito do modelo
Divulgação/Stellantis
Interior do Fastback Abarth não foge muito do modelo "base", mas deixa sua marca registrada

O painel central também segue o mesmo padrão de acabamento preto com costuras em vermelho, mesma cor de uma faixa que percorre todo o painel do veículo.

Em termos de conectividade, o Fastback Abarth oferece painel digital de 7 polegadas , que conta com uma interface exclusiva da Abarth, trazendo pressão do turbo, medidor de força G e potência já na tela principal . A central multimídia é de 10,1 polegadas e conta com conectividade com Android Auto e Apple Carplay. O pacote é complementado pelo carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.

Linha Abarth dispensa os logotipos da Fiat
Divulgação/Stellantis
Linha Abarth dispensa os logotipos da Fiat

O Fastback Abarth ainda conta com alerta de colisão frontal , frenagem autônoma de emergência , alerta de saída de faixa com correção ativa , farol alto automático, freios ABS com distribuição eletrônica, controles de tração e estabilidade, e sensores de chuva e de luminosidade. Entretanto, fica devendo na quantidade de airbags, são apenas quatro , enquanto rivais como o Volkswagen Nivus, que deve ganhar uma versão esportiva em breve , já oferece seis.

A chegada do Fastback Abarth fez a Fiat reposicionar os preços do Fastback . Em agosto, quando a linha 2024 foi lançada , a versão “200 AT” custava R$ 119.990, seguida pela Audace (R$ 138.990), Impetus (R$ 150.990) e Limited Edition Powered by Abarth (R$ 162.490).

Fastback Abarth é oferecido em quatro opções de cores, mas somente a opção preta não tem custo extra
Divulgação/Stellantis
Fastback Abarth é oferecido em quatro opções de cores, mas somente a opção preta não tem custo extra

Com o novo posicionamento, a versão de entrada ficou mais cara, mas em contrapartida, a versão Limited Edition está R$ 8 mil mais em conta . Confira os preços atualizados para a linha 2024 do Fiat Fastback e do Fastback Abarth:

Fiat Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
Fiat Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
Fastback Abarth: R$ 159.990,00

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!