![Fastback Abarth tem visual um pouco mais agressivo e conta com calibração mais esportiva do conjunto mecânico Fastback Abarth tem visual um pouco mais agressivo e conta com calibração mais esportiva do conjunto mecânico](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8p/rn/13/8prn13vl0z36c3vdvzrqi0e8d.jpg)
A Stellatis finalmente anunciou a chegada da versão Abarth do Fastback , que oferece visual mais esportivo, aceleração mais veloz e modificações no acerto dinâmico em comparação ao Fastback vendido sob a marca Fiat . A novidade chega por R$ 159.990 , R$ 10 mil a mais que o Pulse Abarth e obrigou um reposicionamento das demais versões do modelo .
Por se tratar de um carro com pretensões esportivas , nada mais justo que começar com a parte mecânica. O Fastback Abarth é equipado com o motor T270 1.3 turboflex de 185/180 cv no etanol/gasolina e torque de 27,5 kgfm , disponíveis já a 1.750 giros. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 7,6 segundos , ou seja, 0,5 segundos mais rápido do que na versão “Limited Edition” comercializada com os logotipos Fiat.
Segundo a Stellantis , essa aceleração mais veloz se dá por conta de uma nova calibração no motor e no câmbio , que agora realiza trocas de forma mais rápida. Por falar na transmissão, ela é automática de seis velocidades , e conta com borboletas atrás do volante para trocas manuais .
As modificações exclusivas do Abarth ainda incluem rodas de 18 polegadas que além de um novo desenho, estão mais largas (7,5” contra 7” do modelo “comum”), entretanto, os pneus mantêm a medida 215/45 R18 .
![Traseira recebeu novo detalhe no para-choque e aerofólio, arcos de roda e saias laterais agora são pintados na cor do carro Traseira recebeu novo detalhe no para-choque e aerofólio, arcos de roda e saias laterais agora são pintados na cor do carro](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7k/v7/si/7kv7si68bxho4nn3yhghg3ypu.jpg)
A Abarth ainda afirma que o sistema de escape foi modificado e além da saída dupla , agora emite um ronco mais esportivo . A geometria da suspensão dianteira foi modificada e recebeu amortecedores hidráulicos do tipo telescópico, e a altura do carro foi rebaixada em 5 mm em relação ao Fastback comum. As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores mais estáveis.
Assim como no Pulse Abarth , o Fastback traz três modos de condução: Normal, Manual e Poison . Esse último modo é acionado por um botão vermelho no volante, e aumenta a carga da direção, distribui o torque nas rodas durante as curvas, faz o câmbio trocar as marchas de forma mais veloz e torna os controles de tração e estabilidade mais permissivos .
![Ao contrário do Pulse, Fastback não traz os tradicionais adesivos da Abarth na base das portas Ao contrário do Pulse, Fastback não traz os tradicionais adesivos da Abarth na base das portas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7b/l4/nx/7bl4nxcv74dmjr6oxkpqc32ev.jpg)
Visualmente, o Abarth se destaca pelos logotipos com a marca do escorpião e pelos detalhes em vermelho na roda e nos para-choque dianteiro e o filete em acabamento que imita fibra de carbono que percorre a parte superior dos faróis.
A traseira é a seção que abriga mais diferenças em comparação ao Fiat Fastback . O para-choque ganhou um novo desenho na base para abrigar as novas saídas de escape. Mais acima, a principal novidade é o aerofólio traseiro, que melhora a aerodinâmica do modelo, segundo a Stellantis.
Internamente, o volante é exatamente o mesmo utilizado pelo Pulse Abarth (e que já foi substituído em toda linha Fiat). O revestimento dos bancos é em couro ecológico na cor preta e conta com costuras vermelhas . O teto também conta com acabamento na cor preta.
![Interior do Fastback Abarth não foge muito do modelo Interior do Fastback Abarth não foge muito do modelo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8g/oo/xu/8gooxu7gjb35yyswats0z1xyk.jpg)
O painel central também segue o mesmo padrão de acabamento preto com costuras em vermelho, mesma cor de uma faixa que percorre todo o painel do veículo.
Em termos de conectividade, o Fastback Abarth oferece painel digital de 7 polegadas , que conta com uma interface exclusiva da Abarth, trazendo pressão do turbo, medidor de força G e potência já na tela principal . A central multimídia é de 10,1 polegadas e conta com conectividade com Android Auto e Apple Carplay. O pacote é complementado pelo carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.
![Linha Abarth dispensa os logotipos da Fiat Linha Abarth dispensa os logotipos da Fiat](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7g/dd/cu/7gddcuu5wo7wuz73dzg35p0qe.jpg)
O Fastback Abarth ainda conta com alerta de colisão frontal , frenagem autônoma de emergência , alerta de saída de faixa com correção ativa , farol alto automático, freios ABS com distribuição eletrônica, controles de tração e estabilidade, e sensores de chuva e de luminosidade. Entretanto, fica devendo na quantidade de airbags, são apenas quatro , enquanto rivais como o Volkswagen Nivus, que deve ganhar uma versão esportiva em breve , já oferece seis.
A chegada do Fastback Abarth fez a Fiat reposicionar os preços do Fastback . Em agosto, quando a linha 2024 foi lançada , a versão “200 AT” custava R$ 119.990, seguida pela Audace (R$ 138.990), Impetus (R$ 150.990) e Limited Edition Powered by Abarth (R$ 162.490).
![Fastback Abarth é oferecido em quatro opções de cores, mas somente a opção preta não tem custo extra Fastback Abarth é oferecido em quatro opções de cores, mas somente a opção preta não tem custo extra](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1e/sh/uf/1eshufyv0hb7n1frmnto4q5n1.jpg)
Com o novo posicionamento, a versão de entrada ficou mais cara, mas em contrapartida, a versão Limited Edition está R$ 8 mil mais em conta . Confira os preços atualizados para a linha 2024 do Fiat Fastback e do Fastback Abarth:
Fiat Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
Fiat Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
Fastback Abarth: R$ 159.990,00