A Stellantis apresentou ao mundo a nova reestilização da Ram 1500 , a picape que promete trazer uma série de inovações tecnológicas, visuais e de acabamento. A grande surpresa, no entanto, é o que está sob o capô, que dá adeus ao icônico motor 5.7 V8 Hemi em troca do novo Hurricane 3.0 V6 biturbo. Além do mais, a Ram adicionou uma nova versão eletrificada chamada de Ramcharger , equipada com um 3.6 V6, o clássico Pentastar.
O design da 1500 apresenta algumas alterações. A marca atualizou o logotipo da Ram no centro da grade, e introduziu faróis com iluminação de LED premium, novas lanternas traseiras e rodas redesenhadas em todas as versões. A grade frontal tornou-se maior e agora inclinada para a frente. Embora o tamanho geral da picape tenha permanecido consistente entre as diferentes versões, o design interno da grade varia de acordo com a configuração escolhida, com opções de acabamento cromado, cor da carroceria e uma superfície fosca sem pintura.
O interior da também recebeu melhorias significativas. Os materiais de acabamento foram aprimorados e a picape foi equipada com pacotes tecnológicos mais avançados. O quadro de instrumentos, por exemplo, agora possui um generoso display de 12,3 polegadas, enquanto a tela central teve um aumento e agora chega a 14,5 polegadas. Outra adição interessante é a tela de 10,25 polegadas exclusiva para o passageiro, como vimos no novo Jeep Grand Cherokee , além de um retrovisor digital.
A maior mudança sob o capô da Ram 1500 é a substituição do V8 Hemi de 5,7 litros por um novo motor de 3.0 litros V6 biturbo da família Hurricane. De acordo com a montadora, esse é o motor mais forte a equipar uma Ram de todos os tempos. A nova propulsão é oferecida em duas versões: a primeira gera 426 cv de potência e 64,8 kgfm de torque, enquanto a segunda versão produz 547 cv e 72 kgfm de força. Como parâmetro de comparação, a Ram 1500 Rebel vendida no Brasil tem 400 cv, uma diferença de 147 cv, quase que um VW Polo GTS (150 cv). Os novos motores estão acoplados à transmissão automática de 8 marchas.
A maior novidade fica para a versão eletrificada Ramcharger. O modelo possui um motor V6 de 3,6 litros aspirado que oferece dois módulos de acionamento elétrico (EDM): um dianteiro de 340 cv e outro traseiro de 323 cv. Ele alimenta um gerador que recarrega uma bateria de 95 quilowatts-hora. A Ramcharger promete uma autonomia de 1.110 km entre a bateria e o sistema de carga, com um tanque de combustível de 102 litros mantendo o V6 funcionando - não chega a ser uma autonomia absurda, afinal, o tanque é enorme. A aceleração de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) é feita em apenas 4,4 segundos. A bateria oferece cerca de 234 km de autonomia no modo puramente elétrico
O modelo RHO, que será voltado para o off-road, estará à venda nos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2024, enquanto a Ram REV e a nova Ramcharger devem chegar às lojas no quarto trimestre de 2024. A expectativa é que o facelift da Ram 1500 também chegue ao mercado brasileiro no ano que vem ou no início de 2025, trazendo todas essas inovações para os entusiastas de picapes no país