A Honda apresentou hoje a sexta geração do CR-V , que estava ausente do mercado desde fevereiro de 2022. O SUV médio agora é híbrido , com uma nova propulsão e sistema elétrico da montadora, semelhante ao do Civic e do Accord, mas não iguais. A potência também cresceu, mas resultou em um aumento no consumo de combustível. O interior passou por uma reformulação completa, oferecendo mais espaço, segurança e tecnologia.
O modelo será importado da Tailândia, seguindo o mesmo padrão do Civic, e está disponível no mercado brasileiro por R$ 352.900 , em única versão. Este é o primeiro SUV híbrido da Honda no Brasil e já está disponível para compra.
MAIS ESPAÇOSO E MAIOR
As dimensões do novo CR-V são maiores em comparação com o modelo anterior e com seu concorrente direto. O veículo possui 4,70 m de comprimento , 1,86 m de largura , 1,69 m de altura e um entre-eixos de 2,70 m . O porta-malas é de 581 litros . Em comparação, o CR-V anterior oferecia um entre-eixos de 2,66 m e porta-malas de 522 litros, enquanto o Toyota RAV4 (R$ 349.290) possui 2,69 m de entre-eixos e 580 litros para bagagem.
A altura em r elação ao solo é de 20,8 cm , com ângulos de ataque de 16,7º e ângulo de saída de 21,3º. O tanque de combustível tem capacidade de 53 litros
APRIMORAMENTO NO CAMPO DE VISÃO
A Honda destaca a mesma característica que ouvimos no lançamento do ZR-V : o volante com operação similar à de um sedã. Além disso, foram realizadas melhorias na postura ao volante para motoristas de todos os biotipos, com a redução do ângulo do volante de 28º para 25º. Isso resulta em uma diminuição de 15 mm na distância dos ombros em relação ao encosto ao girar o volante. Além disso, o campo de visão horizontal foi aprimorado em 4,4º.
DESIGN AGRESSIVO, MAS ELEGANTE
O design do CR-V mantém elementos familiares, porém com a nova identidade de marca. Esta é a versão mais agressiva já feita em um CR-V, mas ele permanece com elegância e postura. A Honda adotou uma abordagem ousada ao projetar uma grade dianteira grande e imponente, complementada por faróis full LED com formato mais afinado.
As laterais apresentam uma saia fosca preta, que substitui o filete cromado oferecido na geração anterior. As rodas de aro 19'' são envolvidas por pneus 235/55 e possuem um design com filetes em alumínio com contrastes em preto. Na parte traseira, as lanternas verticais em full LED são divididas, com uma parte localizada na carroceria junto à coluna ‘’C’’ e outra parte invadindo horizontalmente a tampa do porta-malas, mantendo a estética da geração anterior, porém em proporções menores.
NOVA MOTORIZAÇÃO E MAIS BEBERRÃO
A motorização é totalmente renovada, mesmo sendo híbrida. É importante lembrar que o CR-V utiliza a mesma plataforma do Civic e ZR-V - o Honda Architecture. Porém, a tração permanece AWD , ou seja, integral 100% do tempo.
O CR-V substitui o motor 1.5 turbo por um 2.0 aspirado (DOHC) a gasolina de ciclo Atkinson, entregando 147 cv a 6.100 rpm e torque de 19,4 kgfm a 4.500 rpm. Este motor opera em conjunto com um motor elétrico de tração (alta potência) e outro gerador que fornecem até 184 cv e 34,2 kgfm de torque.
Ao todo, o SUV resulta em uma potência total de 207 cv e torque máximo de 34,2 kgfm , parecido com o Accord. A transmissão, denominada e-CVT, possui uma embreagem, onde estão alojados os dois motores elétricos do modelo.
No entanto, há diferenças do CR-V entre o Accord e Civic . Enquanto em ambos os sedãs o motor a combustão trabalha, apenas, para impulsionar o carro em velocidades mais elevadas e constantes (cruzeiro), graças a uma relação fixa de engrenagem, no CR-V há duas relações fixas, uma intermediária e outra Overdrive.
Desta forma, na prática, o veículo é movido pelo motor elétrico de tração de 0 km/h até 40 km/h, e durante acelerações mais moderadas, o motor a combustão entra em cena para gerar energia para as rodas e para o motor elétrico, mantendo a bateria de 1,01 kWh sempre carregada. Já no Civic e Accord , as arrancadas de 0 km/h até chegar à velocidade de cruzeiro usam apenas os motores elétricos, desta forma, gastam mais energia da bateria.
Essa nova dinâmica de funcionamento da Honda é uma solução engenhosa para manter as baterias mais carregadas, posto que o CR-V tem 1.819 kg , sendo quase meia tonelada mais pesado que os irmãos sedãs e no arranque é onde se gasta mais energia.
A atuação dos motores e:hev acontece em três modos de operação que são alterados automaticamente.
EV DRIVE: Proporciona uma experiência de um veículo elétrico na maior parte das condições, utilizando apenas o motor de tração;
HYBRID DRIVE: O motor a combustão funciona em sua máxima eficiência térmica para gerar eletricidade para manter o motor elétrico, desta forma o motor gerador também é utilizado em conjunto com o de tração e motor a combustão;
ENGINE DRIVE: Em máxima eficiência energética o motor a combustão é diretamente conectado às rodas
Na imagem abaixo, destaca-se (em vermelho) a inovação presente no CR-V em comparação com o Civic e Accord. Tirando essa parte destacada, o sistema funciona da mesma forma. Assim, a condução é quase de um carro 100% elétrico.
Segundo o Inmetro, o Honda CR-V faz 14,2 km/l no ciclo urbano e 11,6 km/l no ciclo rodoviário. Por efeito de comparação, esses números são inferiores ao comparar com o RAV4 , que também é híbrido, e faz 17,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
A suspensão também foi melhorada, mantendo as configurações independentes - McPherson na dianteira e Multilink na traseira, acompanhadas por barras estabilizadoras. Agora, o SUV apresenta rolamentos superiores de baixo atrito, tratamento superficial na área de apoio da junta esférica e amortecedores aprimorados, visando reduzir o atrito com o solo e proporcionar uma rodagem ainda mais macia para os ocupantes.
INTERIOR RENOVADO
O novo CR-V adota um interior semelhante aos modelos Civic, Accord e ZR-V, com alguns toques adicionais para aumentar o apelo de luxo devido ao preço de R$ 350 mil. No entanto, mantém a familiaridade em termos de design e tecnologia.
Os bancos de couro tem sua maior porção em couro legítimo, já que nas bordas são sintéticos. Eles estão disponíveis em preto ou bege, dependendo da cor do veículo, com ajuste elétrico para o motorista, incluindo memória, e passageiro. Os assentos apresentam estabilizadores corporais, assim como os demais modelos da montadora, com placas de resina para oferecer suporte adicional nas áreas de maior pressão corporal, como quadril e coluna vertebral.
O acabamento do painel e das portas é meticuloso, com superfícies macias ao toque e poucos plásticos visíveis, além de inserções que imitam madeira e filetes de LEDs no console e nas portas. O volante, semelhante aos modelos premium, integra controles do multimídia de 9” com Apple CarPlay sem fio e Android Auto com fio , além de um painel de instrumentos digital de 10,2” de alta resolução, complementado por projeção de informações no para-brisa (Head Up Display).
Na área central, há carregadores de indução para dois celulares de 15W, duas entradas USB ( USB-A: 2,5A e USB-C: 3,0A) e ar-condicionado automático de duas zonas. O console central abriga a alavanca de câmbio, o seletor do modo de condução (ECON, NORMAL, SPORT), freio de estacionamento eletrônico e o sistema auto hold. O porta-objetos central tem capacidade para 9 litros, com apoio de braço e porta-copos duplos.
A Honda também fechou parceria com a marca Bose para colocar alto falantes premium espalhados pelo veículo. O que deve ajudar ainda mais à acústica é o cancelador de ruído, ANC.
SEGURANÇA:
O porta-malas apresenta abertura e fechamento automático chamado de Walk ‘’Away Close’’, tanto por um botão, gestos com a perna para fechar (tipo uma rasteira) e ao se distanciar do veículo, denominado de ‘’Hands Free’’.
O Honda Sensing também está presente no novo CR-V. O radar fica oculto dentro do logo da Honda, como a Volkswagen faz. São cinco funções do Honda Sensing. Todas baseadas no que tem na frente e ao lado do veículo. Eles são:
ACC
(Adaptive Cruise Control) com LSF
(Low Speed Follow) - Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente
CMBS
- Sistema de frenagem para mitigação de colisão - Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes
LKAS
- Sistema de permanência de faixa - Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação
RDM
- Sistema para mitigação de evasão de pista - Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes
AHB
- Ajuste automático de farol alto - Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação
O modelo oferece agora um conjunto de dez airbags (frontais, laterais, de cortina e para joelhos), em vez de seis, oferecido na geração anterior. Porém, não inclui o sistema de monitoramento de ponto cego nos retrovisores, em vez disso, adota o sistema LaneWatch , igual ao utilizado no HR-V Touring de 2019 , quando foi introduzido pela primeira vez no Brasil. Essa solução consiste em uma câmera posicionada no retrovisor direito, que é ativada ao acionar a seta ou pressionar um botão na haste da mesma, projetando a imagem correspondente no sistema multimídia.
O Honda CR-V tem concorrentes como o já citado Toyota RAV4 , GWM Haval H6 e Jeep Compass.