Chevrolet S10 chega inicialmente em apenas três versões, com a Z71 sendo a mais acessível
Divulgação/Fabio Gonzalez/Chevrolet
Chevrolet S10 chega inicialmente em apenas três versões, com a Z71 sendo a mais acessível

A Nova S10 fez sua primeira aparição pública na Expo Londrina , no Paraná, onde a Chevrolet convidou os jornalistas para conhecerem o seu segundo lançamento de 2023 . O modelo chega inicialmente em três versões , Z71 , LTZ e High Country , já disponíveis para pré-venda . Tivemos a oportunidade de testar a versão Z71, em uma pequena pista de testes off-road montada no evento.

Ao vivo, a picape está bem imponente. As alterações externas dão um fôlego muito necessário ao design da S10 , mas é internamente onde a picape mais se destaca. Os painéis foram completamente redesenhados e o modelo está muito mais moderno e tecnológico .

Interior mais moderno aproxima S10 da Ranger e passa a impressão de produto premium
Maurício Campelo/iG
Interior mais moderno aproxima S10 da Ranger e passa a impressão de produto premium

O painel de instrumentos e a central multimídia integrados alinham a S10 aos demais modelos globais da Chevrolet , como a própria Silverado . É justamente da picape grande que vem a inspiração para o console central, que traz linhas mais modernas, o volante também vem “da mesma família da Silverado”, nas palavras da fabricante, e orna bastante com o resto da cabine, passando uma sensação de produto premium.

Mecanicamente a picape também recebeu alterações, no conjunto de suspensão, e também debaixo do capô. O motor 2.8 turbodiesel segue sendo o mesmo, mas ganhou 39 atualizações e agora conta com o auxílio de Inteligência Artificial no comando da eletrônica, para entregar o melhor equilíbrio entre performance, emissões e consumo de combustível.

Motor 2.8 turbodiesel agora é chamado de Duramax e está 13% mais eficiente
Maurício Campelo/iG
Motor 2.8 turbodiesel agora é chamado de Duramax e está 13% mais eficiente

Ainda sobre o motor, as alterações e novas calibrações fizeram o propulsor ganhar 7 cv de potência e 1 kgfm de torque a mais , agora entregando 207 cv e 52 kgfm.

Aproveitando as atualizações, a Chevrolet renomeou o motor para Duramax , utilizando a grife norte-americana. O câmbio agora é de oito velocidades , sendo o mesmo utilizado na Colorado  estadunidense. A fabricante aposta no consumo de combustível inferior ao das rivais como um dos pontos favoráveis da tradicional picape.

Emblema Duramax Diesel será exibido na versão Z71
Maurício Campelo/iG
Emblema Duramax Diesel será exibido na versão Z71

Como o evento na Expo Londrina era apenas um pré-lançamento, não foi possível fazer um teste bem elaborado. Entretanto, a Chevrolet montou uma pequena pista de teste off-road para explorarmos as capacidades da picape.

Impressões rápidas :

Subir ou descer ladeiras íngremes é fácil para a nova S10
Divulgação/Fabio Gonzalez/Chevrolet
Subir ou descer ladeiras íngremes é fácil para a nova S10

Na pequena pista de testes, foi possível notar que a picape segue bem valente, e as mudanças no interior deixam a cabine muito mais aconchegante .

O conjunto mecânico não mostrou dificuldade em subir a ladeira montada pela organização do evento. Os sensores de auxílio de partida em rampa são bem rápidos e funcionam a partir de inclinações bem pequenas e quase imperceptíveis

Na descida, o controle de descida comanda os freios da picape, entretanto, é necessário ativar a função pressionando e soltando uma tecla no painel de instrumentos por três segundos.

O veículo testado, talvez por ser uma unidade pré-série ou por ter sido utilizado em testes de desenvolvimento, apresentou muito ruído ao passar pela "caixa de ovos" , onde a tração 4x4 foi exigida de forma intensa. Em situações onde foi necessário acionar a ré, o câmbio não se mostrou feliz com os comandos e apresentou trancos muito perceptíveis ao engatar a posição neutra e ré , bem como ao realizar o movimento de retorno para Drive.

Caixa de ovos apresentou mais desafios à S10, mas obstáculo foi vencido
Divulgação/Fabio Gonzalez/Chevrolet
Caixa de ovos apresentou mais desafios à S10, mas obstáculo foi vencido

Um teste mais aprofundado e com mais detalhes será possível no lançamento oficial da picape, agendado para maio.

O painel de instrumentos é exatamente o mesmo do Spin , o que não é ruim, mas poderia contar com grafismos únicos. No caso da versão Z71 , de pegada mais esportiva, uma opção de painel na cor vermelha seria interessante .

Conclusão :

Santantônio mais robusto é o mesmo da High Country 2024
Divulgação/Fabio Gonzalez/Chevrolet
Santantônio mais robusto é o mesmo da High Country 2024

Apesar do teste rápido, a Chevrolet mostra que a nova S10 é um produto com muito potencial. A chegada da atualização acaba com a defasagem tecnológica do modelo e deixa o modelo mais agradável aos olhos por dentro e por fora. 

As capacidades off-road , já consagradas, foram mantidas, e até aprimoradas, se considerar o novo ajuste de amortecedores, novos pneus e bitolas. 

Quem precisa de um carro para o campo e também para a cidade, pode encontrar na S10 um produto que entrega a valentia necessária. Vale ressaltar ainda outro ponto positivo da S10 que são os preços, já que as versões High Country e LTZ oferecem exatamente os mesmos preços da linha 2024, e a Z71 está R$ 800 mais cara que a linha 2024; entretanto, pelo valor da S10 Z71 ( R$ 281.900 )é possível levar para casa uma Ranger V6 com 250 cv de potência .

Trailblazer chega em breve

Chevrolet Trailblazer receberá as mesmas atualizações da S10
Divulgação
Chevrolet Trailblazer receberá as mesmas atualizações da S10

Segundo informações apuradas com a fabricante, o SUV derivado da S10 , o Trailblazer , será revelado em breve, chegando logo após o evento oficial de lançamento da picape, programado para Maio

As mudanças para o SUV de sete lugares devem ser as mesmas apresentadas na S10, com dianteira e traseira renovadas e interior completamente inovador, além das atualizações no conjunto mecânico. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!