Como prometido em fevereiro , a BMW completa até o momento a linha do Série 5 no Brasil com a chegada do modelo 530e , versão híbrida plug-in do sedã executivo. O valor sugerido é de R$ 574.950 , R$ 185 mil mais caro que o irmão elétrico, o I5. (R$ 759.950). A variante híbrida está com uma bateria maior, mais potente e o destaque fica para o consumo, que pode atingir até 28,6 km/l, segundo o Inmetro.
Começando pelo visual, o sedã premium segue as mesmas linhas do I5, exceto pela grade que agora tem o contorno em aço escovado no chamado “Duplo Rim”, identidade da marca, em vez de ser fechado como no elétrico. As dimensões são as mesmas, ou seja, 5,06 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e entre-eixos de 2,99 m.
A motorização também está mais eficiente e potente que a geração anterior, que chegou em 2018. O motor continua sendo o 2.0 turbo, de quatro cilindros, a gasolina, ligado a um propulsor elétrico, mas há diferenças. Agora ele entrega 299 cv e 45,8 kgfm de torque, ante os 292 cv e 42,8 kgfm de torque. O câmbio é o automático de oito velocidades e tração traseira. O 0 a 100 km/h é feito em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h com os dois motores em funcionamento ou 140 km/h apenas com o conjunto elétrico ligado.
O destaque fica para o consumo medido pelo Inmetro, conhecido por sua rigorosidade, com 26,9 km/l na cidade e 28,6 km/l na estrada - a média combinada é de 27,3 km/l. A bateria, localizada na parte inferior da carroceria, também aumentou, agora são 19,4 kWh (antes era 10,4 kWh), o que faz o modelo ter uma autonomia no modo 100% elétrico de 61 km (5 km a mais que o modelo anterior). O BMW 530e PHEV também suporta 7,4 kW nos carregadores de corrente alternada (AC).
No lançamento, a BMW estará oferecendo aos compradores dois carregadores de alta potência, sendo um carregador portátil, o Flex Charger, de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW.
O interior do sedã híbrido plug-in é bastante semelhante ao elétrico, mas há uma diferença notável: o volante, em vez de possuir três raios como no elétrico, apresenta apenas dois. Em comparação com o modelo anterior do 530e , o visual está mais limpo e com menos botões, adotando o estilo já visto nos interiores das atuais BMW.
O painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display , uma tela curva composta por uma tela de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Há ainda sistema de som Harman Kardon com 205 watts de potência e 12 alto-falantes.
Em termos de segurança, são sete airbags (frontais, laterais, de cortina, e entre os bancos dianteiros) e o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o controle adaptativo de velocidade e o Lane Keeping Assistant, que são capazes de manter o carro na estrada com extrema precisão sem interferência do motorista, mesmo em situações de para e anda em congestionamentos. O sedã também estaciona sozinho, como o anterior, mas sem a interferência do motorista (faz tudo sozinho).
Também é possível estacionar o veículo sozinho pelo celular. Basta sair do carro, acessar o aplicativo My BMW e clicar para estacionar, que ele faz tudo sozinho. Há ainda alertas visuais e sonoros de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Lembrando que este é o segundo lançamento da BMW entre os 15 anunciados pela marca no Brasil em 2024 . Até o momento, foram lançados o Série 5 na versão elétrica, e esta, a variante híbrida. Ainda podemos aguardar o l ançamento da nova geração do X2 e da nova IX2. O BMW X5 híbrido plug-in, anunciado para produção local, não está incluído no pacote de lançamentos prometidos. Restam ainda 11 lançamentos para este ano.