A marca chinesa Foton, conhecida no Brasil por vender caminhões leves há mais de uma década, anunciou nesta segunda-feira (17) seus mais novos lançamentos: as picapes Tunland V7 e Tunland V9 . Essas picapes, que se diferenciam por mínimos detalhes, são as primeiras híbridas com motor a diesel a serem vendidas no Brasil. Segundo a montadora, elas chegarão ao mercado com preços competitivos, entre R$ 230 mil e R$ 250 mil.
Esses valores mostram a audácia da Foton em competir no mercado brasileiro, visto que a picape é considerada grande e rivaliza com modelos como a Chevrolet Silverado e a Ford F-150 , que custam R$ 529.900 e R$ 479.990, respectivamente. No entanto, o preço das Tunland é comparável a modelos de entrada da Toyota Hilux , Ford Ranger e até mesmo a Chevrolet S10.
A Foton está entrando agora no segmento de caminhonetes e planeja uma forte presença no mercado. Os dois novos modelos estão em processo de homologação no Brasil e serão vendidos em até 45 concessionárias, conforme a empresa. Atualmente, a Foton possui 30 concessionárias no país e espera alcançar o número de 45 até o final de 2024. A marca também tem planos ambiciosos para os próximos anos, incluindo a abertura de um novo centro de distribuição de peças e a construção de uma fábrica em 2028.
AS PICAPES
As picapes Tunland V7 e V9 compartilham a mesma motorização: um motor 2.0 turbodiesel combinado com um pequeno sistema elétrico de 48V, gerando 175 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Trata-se de um veículo híbrido-leve, com câmbio automático de oito velocidades da ZF, tração 4x4, assistência de descida e bloqueio de diferencial traseiro.
Segundo a Foton , a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,8 segundos. Para comparação, a Chevrolet Silverado faz em 7,4 segundos, a Ford F-150 em 7,1 segundos e a Toyota Hilux em 12 segundos. O consumo combinado é de 12,5 km/l, com um tanque de 76 litros de capacidade, permitindo uma autonomia de 960 km no ciclo chinês. A autonomia brasileira, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), ainda não foi divulgada.
O sistema micro-híbrido auxilia a picape quando há necessidade de mais potência, como em altas velocidades ou durante ultrapassagens, reduzindo assim o consumo de combustível. No entanto, diferentemente dos híbridos convencionais, o motor elétrico não funciona o tempo todo em conjunto com o motor a combustão.
As picapes, além de serem diferentes em dimensões e pequenos equipamentos, a V7 é voltada para uso no campo, com suspensão mais rígida, enquanto a V9 possui suspensão McPherson na traseira, oferecendo mais conforto para o dia a dia.
As medidas das duas são semelhantes: a Tunland V7 tem 5,61 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1,91 m de altura e entre-eixos de 3,35 m, enquanto a V9 apresenta 5,61 m de comprimento, 2,09 m de largura, 1,95 m de altura e entre-eixos de 3,35 m. Ambas possuem rodas de 18 polegadas.
O design frontal lembra a Ford F-150, com semelhanças nas lanternas traseiras. No interior, destacam-se o painel de instrumentos e a tela central de 14,6 polegadas, volante multifuncional e console central elevado. De série, as picapes trazem seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), assistente de frenagem de emergência, câmera de ré e sensores de estacionamento.
As picapes terão três anos de garantia ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro. A Foton pretende iniciar as vendas anuais com 1.000 unidades.