
A BMW lançou um veículo com cinco tecnologias de sistema de propulsão diferentes. O novo BMW X5 será o primeiro modelo a oferecer aos clientes uma escolha entre tecnologias elétricas a bateria, híbridas plug-in, gasolina, diesel e célula de combustível de hidrogênio.
A iniciativa HyMoS (Mobilidade de Hidrogênio em Escala) foi projetada para promover o desenvolvimento de ecossistemas de hidrogênio e postos de abastecimento em áreas metropolitanas e visa uma implementação teste na Alemanha.
“ Ao lançar o novo BMW X5 com uma escolha de cinco variantes de sistema de propulsão, estamos mais uma vez demonstrando nossa posição de liderança como pioneiros em tecnologia. O hidrogênio tem um papel essencial a desempenhar na descarbonização global, e é por isso que estamos comprometidos em impulsionar a tecnologia ”, disse Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW, em um evento em Nova York.

A diversidade de produtos continua sendo um fator-chave de sucesso para o BMW Group. Um amplo portfólio de sistemas de propulsão, abrangendo motores a combustão interna (ICE), híbridos plug-in, sistemas de propulsão elétrica a bateria e tecnologia de célula de combustível de hidrogênio, estabelece as bases para atender às diferentes demandas e necessidades de clientes, tanto agora quanto no futuro.
Estruturas de fabricação flexíveis e alto níveis de expertise em integração permitem que essa gama de tecnologias de propulsão seja implementada na nova BMW X5, em termos de desenvolvimento, aquisição e produção.
A linha de modelos BMW incluirá dois tipos de transmissão a partir de 2028, destacando a aplicação rigorosa da abordagem de tecnologia aberta da marca.
O BMW iX5 Hydrogen
Após testes bem-sucedidos da frota de piloto, o BMW iX5 Hydrogen chegará ao mercado como o primeiro modelo movido a hidrogênio produzido em série pela marca.
“ O novo BMW iX5 Hydrogen será um verdadeiro BMW pioneiro em sua categoria e proporcionará o prazer de dirigir típico da BMW ”, afirmou Michael Rath, Vice-Presidente de Veículos a Hidrogênio do BMW Group.

A tecnologia de propulsão baseia-se no sistema de célula de combustível de terceira geração que o BMW Group está desenvolvendo em colaboração com a Toyota Motor Companion. O avanço permite um sistema com design mais compacto, mas também mais potente e eficiente, aumentando assim a autonomia e a potência, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia.
Os centros de competência da empresa em Munique e na fábrica do BMW Group em Steyr, na Áustria, já estão construindo os primeiros protótipos. Outros componentes do sistema de propulsão virão do sistema de propulsão virão da fábrica do BMW Group em Landshut, na Alemanha.