
O BMW Group apresentou, no Salão de Munique, o iX3 — primeiro modelo da plataforma Neue Klasse.
Totalmente elétrico, o SUV inaugura a nova linguagem de design e de interface da marca e será produzido em série ainda neste ano, na fábrica de Debrecen, Hungria, com promessa de maior eficiência e menor pegada de carbono.
Segundo a empresa, o iX3 supera 800 km de autonomia no padrão WLTP e aceita potência de até 400 kW, suficiente para repor cerca de 370 km em 10 minutos.
A produção em série começa no fim de outubro. Como contraponto, a BMW não detalhou preços, versões ou dados certificados por órgão independente no Brasil.
Design mais limpo e interior digital
O iX3 inaugura um visual de superfícies limpas, linhas precisas e proporções típicas de um SUV de apelo esportivo da marca.
A grade dupla adota iluminação no lugar do cromado e a assinatura diurna foi redesenhada para facilitar a identificação do modelo, de acordo com o centro de design. Na traseira, lanternas horizontais reforçam a largura.

O painel traz o Panoramic Vision, projeção na base do para-brisa que amplia a lógica dos head-up displays e exibe informações a todos os ocupantes.
Com o novo Panoramic iDrive, tela central “freeform” e volante redesenhado, o sistema Operacional X prioriza comandos diretos e personalização (“My Modes”).
A BMW afirma que a cabine ficou mais limpa e acolhedora, com opções de acabamento que evitam excesso de botões.
Plataforma Neue Klasse, motorização e recarga
A arquitetura usa quatro computadores centrais capazes de processar dados até 20 vezes mais rápido que sistemas convencionais, segundo a fabricante.
Um dos módulos, apelidado de “Heart of Joy”, integra trem de força e dinâmica veicular para respostas mais precisas. Pacotes de assistência ativa de última geração são parte do conjunto.
Totalmente elétrico, o iX3 foi concebido para ganhar eficiência aerodinâmica e ampliar a autonomia.
A marca declara mais de 800 km no ciclo WLTP e recargas ultrarrápidas de até 400 kW, com acréscimo estimado de 370 km em 10 minutos.
Como sempre, números oficiais dependem de certificação local e variam conforme perfil de uso e condições de rodagem.
Produção e equipamentos
Debrecen será a primeira fábrica do grupo a operar sem combustíveis fósseis no regime normal, abastecida por energia 100% renovável e com parque fotovoltaico de 50 hectares.
A montadora fala em aproximadamente 80 kg de CO₂e por veículo (escopos 1 e 2) e redução de até 90% nas emissões do processo local, além de até 12 mil toneladas anuais de CO₂e evitadas apenas na oficina de pintura.

O carro utiliza cerca de um terço de matérias-primas secundárias, segundo o BMW Group.
A marca destaca uma suíte atualizada de assistentes de condução, com foco em confiabilidade e integração ao novo ambiente digital. A
projeção no para-brisa e o layout simplificado do painel buscam manter “mãos no volante e olhos na estrada”, afirma a empresa.
Mercado e posicionamento
O iX3 disputa o segmento de SUVs elétricos médios, faixa em que autonomia elevada e velocidade de recarga pesam na decisão de compra.
A aposta da BMW é combinar alcance declarado acima da média do segmento com uma interface redesenhada.
Em relação ao iX3 anterior vendido em mercados selecionados, a proposta agora é de salto de geração em design, eletrônica e eficiência — ponto que dependerá de medições oficiais para comparação direta.
A marca adiantou que um sedã elétrico da Série 3 — batizado de i3 — estreia no próximo ano como primeira variante totalmente elétrica da nova geração.
Até 2027, as tecnologias da Neue Klasse devem chegar a cerca de 40 lançamentos e atualizações, de acordo com o plano industrial.