É lançada linha 2019 dos modelos Honda CB 650F e CBR 650F, que começam a chegar às concessionárias da marca no fim do mês. Entre as novidades de ambas, destaca-se a combinação de cor Laranja e Vermelho, além da pintura preta já disponível anteriormente. No caso da naked CB 650F, o preço sugerido parte de R$ 34.900 e a esportiva sai por R$ 36.500.
LEIA MAIS: A Honda CBR 650F no Circuito dos Cristais. Confira avaliação detalhada
As duas motos são equipadas com o mesmo motor, de quatro cilindros, com 649 cc de cilindrada e alguns recursos, entre os quais duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível. De acordo com a Honda, a potência máxima é de 88,5 cv a 11.000 rpm e o torque máximo de 6,2 kghfm a 8.000 rpm, o que contribui com o desempenho da Honda CB 650F e da CBR 650F.
No sistema de transmissão está incluído o câmbio de seis marchas. E a estrutura de ambos os modelos da marca japonesa é do tipo Diamond, que fica presa de um lado ao motor e do outro à direção da moto. Ainda na parte estrutural, destaca-se a suspensão com garfo Showa, de 41 mm de diâmetro e a traseira com braço assimétrico de alumínio.
LEIA MAIS: Enfim, as novas Honda CBR 1000RR Fireblade. Veja avaliação
Você viu?
Ainda entre as principais características da linha 2019 da CB 650F e da CBR 650F estão os freios com disco de 320 mm de diâmetro na dianteira, com ABS, e de 240 mm na traseira. Bom também é que as rodas são de alumínio, pintadas de preto, com seis raios duplos, calçadas em pneus 120/70 ZR17 na frente e 180/55 ZR17 atrás. E que o painel digital tem luzes de LED. Para completar a lista dos principais atrativos de ambas das motos da marca japonesa, a garantia dos modelos é de três anos.
Fascinantes quatro cilindros
A primeira moto de quatro cilindros da Honda foi a CB 750 Four, de 1969. O colunista de iG Carros, Gabriel Marazzi, conta que esse modelo atraiu, principalmente, pelo visual, já que o largo motor praticamente extrapolava os limites laterais demarcados pelo tanque de combustível, criando uma aparência musculosa.
LEIA MAIS: Honda CB 1100 RS é uma motocicleta clássica ou retrô?
Marazzi também diz que o ronco da 750 Four, sem silencioso, é um dos mais belos emu ma motocicleta. Quase 50 anos depois, vieram as descendentes do clássico modelo, a naked Honda CB650F e a esportiva CBR 650F. Ambas contam com bastante tecnologia e precisão de pilotagem. São fabricadas em Manaus (AM) e foram lançadas no ano passado.
Não são superesportivas, mas garantem uma pilotagem prazerosa que poderia ser melhor se o guidão fosse um pouco mais baixo, ainda conforme as impressões de Marazzi, que também diz que tanto da Honda CB 650F quanto a CBR 650F são fáceis de serem pilotadas, embora mostrem que têm frente leve, o que requer que se mantenha o peso mais à frente, principalmente nas altas velocidades de fim de reta.