Tamanho do texto

Investimentos na fábrica de Manaus (Amazonas) passam dos R$ 60 milhões para receber os modelos que substituirão as F700 GS e F800 GS

Ambas as motocicletas BMW passarão a ser fabricadas no País com a mesma qualidade das unidades feitas na Alemanha
Divulgação
Ambas as motocicletas BMW passarão a ser fabricadas no País com a mesma qualidade das unidades feitas na Alemanha

A BMW acaba de anunciar que produzirá no Brasil as novas big trail F850 GS e F750 GS, na unidade de Manaus (AM). Com a chegada dos novas motocicletas, o local passa a produzir 10 modelos distintos, o que abrange 99% da demanda de motocicletas BMW Motorrad no mercado nacional. Sem revelar a data oficial e os preços, a BMW Motorrad diz apenas que as novas motos estarão nas lojas até o fim do ano.

LEIA MAIS: Chega em pré-venda a nova linha Kawasaki Ninja H2, com versão para as pistas 

A fábrica de motocicletas BMW em Manaus recebeu cerca de R$ 60 milhões em investimentos para a aquisição de novas tecnologias nos últimos dois anos. Além da implantação de novos equipamentos de manufatura e na capacitação dos funcionários da linha de produção das novas GS, um total de 14 fornecedores nacionais foram homologados para a fabricação dos modelos inéditos. Ambas dividirão espaço com as G 310 R, G 310 GS, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR e S 1000 XR.

LEIA MAIS: Honda NXR 160 Bros 2019 chega com mudanças com a intenção de modernizar

Mecânica das novas motocicletas BMW

Substitutas das F700 GS e F800 GS , respectivamente, as novas motos se diferenciam pelo motor bicilíndrico, agora com 853 cc, para maior torque em baixas rotações. São 95 cv na 850 e 76 cv na 750, embora o motor seja o mesmo (limitado na 750). Há ainda dois eixos de equilíbrio para reduzir a vibração inerente a este tipo de motor, além de uma embreagem assistida para deixar o manete mais leve. O câmbio mantém as 6 marchas que já vinham de série nos outros modelos.

LEIA MAIS: Honda CB 500 chega à linha 2019 com mais cores para as versões X e F

As duas GS são fabricadas sobre novos quadros, com maior rigidez principalmente no berço do motor. Suspensão e eletrônica também são inéditas, passando a oferecer ajuste de firmeza como na R 1200 GS. Na 850, a suspensão tem bengalas invertidas na dianteira e a roda é de aro 21" na frente, enquanto a 750 usa garfo convencional e rodas aro 19 polegadas, para uso mais on-road. Atrás, ambas as motocicletas BMW trazem roda de 17 polegadas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.