Tamanho do texto

Motocicleta recebe novas cores entre as novidades do modelo trail feita para enfrentar obstáculos pelo caminho de terra, ou de asfalto

Honda XRE 190 passa a ter nova combinação de cores na linha 2019 com novos tons de laranja e preto
Divulgação
Honda XRE 190 passa a ter nova combinação de cores na linha 2019 com novos tons de laranja e preto

A Honda XRE 190 da linha 2019 é lançada com novas opções de cores entre as mudanças. Agora a moto pode ser encontrada pintada laranja e vermelho pérola, além de manter o prata fosco. Com preço sugerido que parte de R$ 13.760, o modelo chega às lojas  com freios ABS e visual arrojado, além de oferecer a versatilidade de ser compacta, mas feita para passar por piso irregular, ou mal conservado.

LEIA MAIS: Honda NXR 160 Bros 2019 chega com mudanças por R$ 12.250

A Honda XRE 190 vem com motor monocilíndrico, de 4 tempos, com comando de válvulas único e sistema de injeção de combustível flex, capaz de gerar 16,4 cv a 8.500 rpm e 1,66 kgfm a 6.000 rpm. De acordo com a fabricante, são números suficientes para dar boa agilidade à moto, que tem relação entre peso e potência favorável e câmbio de cinco marchas com relações bem escalonadas.

Entre os pontos mais importantes da Honda XRE 190 está o freio ABS atuante apenas na roda da frente, o que ajuda nas frenagens mais bruscas em piso escorregadio, por evitar derrapagens indesejáveis. Na roda traseira, o sistema de frenagem atua modulando a frenagem em terrenos "soltos"– areia, terra e pedrisco –, possibilita a pilotagem ideal no fora-de-estrada.

Outra vantagem do modelo trail da Honda é que a estrutura é do tipo tubular com berço semiduplo e suspensão com curso longo. Bom também é que o assento é amplo e tem dois níveis, o que contribui com o conforto. Ainda conforme a marca japonesa, a XRE 190 tem 836 mm de distância em relação ao solo. E o bagageiro já vem preparado para instalação de baú.  

LEIA MAIS: Yamaha lança modelo aventureiro Crosser 150 Z a partir de R$ 11.490

Item interessante da Honda XRE é QR CODE" na carenagem frontal, através do qual por intermédio de um smartphone é possível ter acesso ao manual do proprietário digitalizado e outros conteúdos (sugestão de roteiros, dicas de manutenção e etc..), e capítulo à parte merece também o painel, totalmente digital, dotado de marcador de combustível, contagiros, velocímetro, hodômetro total e parcial e das luzes-alerta.

E a Honda XRE 300?

A Honda XRE 300 vem com motor com duplo comando, mas com o mesmo estilo da versão de 190 cc de cilindrada
Divulgação
A Honda XRE 300 vem com motor com duplo comando, mas com o mesmo estilo da versão de 190 cc de cilindrada

Além da versão 190, a moto Honda XRE também conta com a mais potente 300, que vem com duplo comando no cabeçote, de 291,6 cm³, apresenta características técnicas para pilotagens que necessitem de desempenho, economia e eficiência.  O monocilíndrico de quatro tempos tem arrefecimento a ar, alimentado por injeção eletrônica PGMFi e consegue render 25,4 cv e 2,76 kgfm a 6.000 rpm com gasolina, números que sobem para  25,6 cv e 2,80 kgfm com apenas etanol no tanque, respectivamente. 

LEIA MAIS: Linha 2019 da Honda CRF chega com mudanças para todas as versões

A Honda XRE 300 também conta com chassi berço semiduplo e suspensão com garfo telescópico, com 245 mm de curso na dianteira.  Já a traseira vem com suspensão mono-amortecida tipo Pró-link, com curso de 225mm e balança de alumínio.  Além disso, o modelo vem com aros de alumínio cromatizado montados em pneus para uso de tipo misto na configuração 10/90 – 21M/C (dianteiro) e 120/80 – 18M/C (traseiro).  Disponível em duas versões, Standard e ABS, a XRE 300 2018 está equipada com freios a disco com diâmetro de 256 mm na frente e 220 mm atrás. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.