A Royal Enfield pode fabricar uma versão definitiva do protótipo Concept KX que foi mostrado no Salão de Milão (Itália), entre os dias 6 e 11 de novembro, informa o jornal indiano Economic Times. Ainda de acordo com a publicação, pelo menos por enquanto, a fabricante não tem planos para motos grandes, mas que se o modelo conceitual vier a ser feito, será maior do que se viu no evento italiano.
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Conforme a Royal Enfield , antes de entrar no mercado de modelos de 650 cc de cilindrada é preciso estar bem consolidado em versões clássicas. Além disso, a marca não precisa de uma ampla gama de produtos para ter sucesso, apenas alguns que são muito bem aceitos pelo público. Portanto, cada marca segue uma estratégia e a da marca inglesa é essa.
O Concept KX é uma reedição do clássico modelo KX, de 1936. Entre as principais detalhes que chamam atenção está o alongado tanque de combustível, farol e luzes todas de LED no lugar de lâmpadas convencionais, instrumentação digital, sistema de navegação por satélite, conexão para celular, banco revestido de couro, garfo dianteiro estilizado e amortecedor único na traseira.
Além disso, o protítipo da Royal Enfield vem com estrutura desenvolvida pela Harris Performance e um novo motor de dois cilindros em V que foi concebido no Reino Unido com apoio da Polaris Industries. Chega a desenvolver 90 cv de potência e funciona com câmbio de seis marchas.
Um pouco da história da Royal Enfield
A Royal Enfield foi fundada em 1901, na cidade de Redditch, na Inglaterra, produzindo bicicletas, máquinas de cortar grama e motores estacionários. A primeira motocicleta surgiu no mesmo ano, era uma bicicleta com motor localizado na frente do garfo e com uma longa correia o ligando à roda traseira.
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A moto Bullet foi lançada em 1932 e é produzida até hoje, durante 85 anos ininterruptos. Desde 1949 a Royal Enfield eram vendidas também na Índia, que na época era uma colônia britânica, e uma grande compra de 800 Bullet pela policia indiana, em 1955, fez com que a empresa inglesa criasse uma subsidiária na Índia, passando a produzir todos os modelos. Essa estratégia se mostrou muito importante depois dos anos 70, quando a marca fechou sua matriz na Inglaterra.
Mesmo passando por várias grandes crises, a Royal Enfield na Índia nunca parou sua produção, inclusive exportando seus modelos para a própria Inglaterra e praticamente “renascendo” nos anos 2000. Atualmente, sua produção passou de 50.000 motocicletas em 2000 para 660.000 motocicletas em 2016, com previsão de 900.000 motocicleta para o próximo ano. A operação aqui no Brasil é da própria Royal Enfield , que montou uma subsidiária em São Paulo.