Tamanho do texto

Substituta da Ténéré e da Yamaha Lander atual, novidade quer desbancar a Honda XRE 300. Confira mais detalhes sobre o que mudou na moto

Nova Yamaha Lander chega para oferecer mais versatilidade na cidade, sem abandonar adereços off-road
Divulgação
Nova Yamaha Lander chega para oferecer mais versatilidade na cidade, sem abandonar adereços off-road

Apresentada em novembro de 2018, a Yamaha Lander 250 ganha preço e data de lançamento para o Brasil. A trail que irá suceder tanto a Lander antiga quanto a Ténéré 250 começará a ser vendida a partir dessa quinzena de janeiro por R$ 16.990 (sem incluir frete), apostando no visual robusto e conforto da Ténéré para encarar a líder de mercado Honda XRE 300.

LEIA MAIS: Já rodamos com a nova Yamaha XTZ 250 Lander, que só chega em 2019

A Yamaha Lander 250 marca uma mudança na estratégia da empresa, reduzindo a oferta de modelos no segmento para focar em apenas uma moto que unisse tudo o que havia de bom na Lander anterior e na Yamaha Ténéré 250 — e até um pouco da XT660, como seu design. Recebeu um assento mais confortável, mais largo e com dois níveis, enquanto o garupa passa a contar com alças de apoio de alumínio.

A nova Lander ganhou também um novo tanque de combustível, de maior capacidade: passou de 11 para 13,6 litros. As carenagens externas ao tanque, que o protegem de danos em eventuais quedas, estão diferentes e mais fáceis de serem substituídas, porém isso não alterou muito o visual do conjunto. A nova moto tem ainda o diferencial de alguns componentes pintados de preto, como as laterais do motor, os amortecedores dianteiros e a balança traseira.

LEIA MAIS: Quase abandonada, Yamaha DT 200R 1998 ganha novo dono e nova vida

Seu motor tem 249,5 cc e injeção flex, com duas válvulas no cabeçote. Gera 20,9 cv e 2,1 kgfm, quando abastecido com etanol. O movimento chega às rodas com ajuda do câmbio manual de 5 marchas. Traz freios hidráulicos ABS com disco de 245 mm na frente e de 203 mm atrás. O chassi de aço com berço semi-duplo é totalmente novo, reforçado na traseira, para que possa carregar até 7 kg no bagageiro. A suspensão usa um garfo telescópico de 41 mm na dianteira e monoamortecida na traseira, mesmo conjunto usado na Lander anterior, mas agora com um curso de 220 mm na frente e 204 mm na traseira.

Nova Yamaha Lander promete

A nova Yamaha Lander tem como objetivo desbancar a rival da Honda em vendas, a XRE 300
Divulgação
A nova Yamaha Lander tem como objetivo desbancar a rival da Honda em vendas, a XRE 300

Com o objetivo de desbancar a Honda XRE 300 , e sendo um meio-termo entre a off road Yamaha Lander atual e a aventureira Ténéré, certamente mais próxima a esta última quando analisadas as suas características técnicas, podemos dizer que a nova motocicleta da Yamaha poderá satisfazer melhor o motociclista que busca algo mais confortável, tanto no uso urbano quanto para pequenas aventuras na terra no fim de semana.

LEIA MAIS: Yamaha Fazer 150, um pouco mais de sofisticação

Para compensar a eliminação da versão aventureira Ténéré, a nova Yamaha Lander contará com um kit de acessórios originais que inclui bagageiro, baú nas medidas 33 ou 35 litros, protetor lateral de motor e para-brisa. As cores disponíveis serão azul, branco e preto. Apenas para referência, a Lander atual custa R$ 15.690 e a Ténéré custa R$ 16.490. É equipada com faróis, lanternas e luz de posição FULL LED e painel digital com iluminação em LED, com função de consumo instantâneo e média de consumo. A Yamaha ainda oferece o Kit Touring para a Lander 250, adicionando acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho (33 e 35 litros) e protetor lateral do motorista e para-brisa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas