Modelos da Bottpower, motocicletas espanhola produzidas em pequena escala, com peça feita na impressora 3D
Divulgação
Modelos da Bottpower, motocicletas espanhola produzidas em pequena escala, com peça feita na impressora 3D

A Bottpower, empresa espanhola de motocicletas, mostraram imagens de um componente de titânio para seu novo modelo esportivo, usinado em impressora 3D. A peça serve para dar suporte aos faróis, à câmera GoPro que vem equipando a moto e à bolha. Mas o mais impressionante nessa história não é a peça em si, e sim o processo para a fabricação, que propõe novas tendências para a indústria de veículos. David Sanchez, dono da empresa, disse ao site inglês  MCN como foi o passo a passo.

LEIA MAIS: Eis o primeiro carro elétrico feito a partir de impressão 3D

O primeiro passo, antes da impressora 3D , foi fazer um estudo das principais cargas que o suporte da motocicleta esportiva deve suportar. As cargas aerodinâmicas foram calculadas com modelos de CFD no software Virtual Wind Tunnel do Altair. Foi criado um túnel de vento virtual e um para-brisas virtual foi colocado dentro dele, para aferir a carga aerodinâmica da moto em 186 mph (299 km/h). 

Eis a peça de titânio — material de difícil usinagem — que foi criada na impressora 3D
Divulgação
Eis a peça de titânio — material de difícil usinagem — que foi criada na impressora 3D

Depois disso, os projetistas puderam desenhar o volume externo máximo que o suporte poderia ter. Então, usaram outro software, que realizou os cálculos das cargas aerodinâmicas e recortou o máximo de material possível para obter uma boa relação entre rigidez e peso. Após isso, o design foi suavizado para uma forma mais limpa.

Você viu?

LEIA MAIS: Curtiss revela nova moto elétrica "V8", com 217 cv, que chega nos EUA em 2020

Uma vez que a forma foi confirmada, o braquete foi construído em outro programa para uma análise de todas as cargas para se garantir a procedência. Por fim, o formato foi enviado por email para a impressora Optimus 3D, que o imprimiu. E foi nessa próxima fase que se observou, em ação, a tecnologia que promete se popularizar no futuro.

Novos paradigmas da engenharia

O produto final. Impressão em 3D ainda está em fase embrionária, mas tem potencial para compor a engenharia de ponta
Divulgação
O produto final. Impressão em 3D ainda está em fase embrionária, mas tem potencial para compor a engenharia de ponta

A impressão 3D em titânio é um processo muito diferente do plástico de se trabalhar. Um laser de alta potência derrete a poeira de titânio em pontos precisos para moldar a forma. Então, ela é construída em camadas, com as barras postas por baixo que agem não só como um suporte, mas também como um dissipador de calor, para ajudar a resfriar a peça à medida que é usinada. Quando pronto, o componente é cortado e furado, conforme o esquema previsto para o projeto.

LEIA MAIS: Confira a lista das 5 motos trail mais em conta de cada marca, que valem a pena

Entre as montadoras maiores, a BMW foi uma das que se aventurou com a nova tecnologia, produzindo um quadro S1000RR inteiro através de impressora 3D . Essa “ferramenta do futuro” promete poupar o tempo de muitas indústrias, uma vez que a usinagem das peças é feita mais rapidamente e exatamente do jeito que os engenheiros quiserem, sem aumentar os custos. O maior desafio será, talvez, de assegurar igual durabilidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!